TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAÇOS E DOSAGENS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE PRÉ MOLDADOS

Por:   •  27/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

TRAÇOS E DOSAGENS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE PRÉ MOLDADOS

Cada projeto é realizado para se transformar uma ideia que está em papel em realidade, como no caso da construção de edifícios, pontes, estradas, arranha-céus etc. E cada um tem suas regras, limitações, características e suas próprias definições de resistência, compressão e tração e limites de até onde podemos ir com essas ideias e nossa criatividade de sempre querer inovar. Diante desse cenário, umas das etapas fundamentais são os cálculos e o projeto estrutural todo definido pelos seus devidos responsáveis habilitados e capacitados para a tal barganha.
Caracterizando assim um dos fatores de grande influência são os traços de materiais e a serem utilizados para cada objetivo que se quer alcançar, no caso da fabricação de lajes, pilares, vigas etc.

Cada projetista ou profissional da área especifica os traços mediante projeto e fck de resistência especificado, por isso não existe um traço padrão que sempre pode ser utilizado em construções de diferentes moldes. O que existe é um traço de materiais convencionais como cimento, areia, pedra e água que tratando do que se quer construir é muito utilizado residências, pisos, contra pisos, por alcançar a mesma resistência necessária.
Abaixo segue alguns dados referentes a esses traços:

Serviço

Traço

Materiais por m³

cimento
(kg)

Areia
(Kg)

brita
(Kg)

Serviço    de    grande    responsabilidade
(estacas de penetração)

1:2:2

488

600

600

Postes altos, caixas-reservatório

1:2:3

388

554

683

Vigas, lajes. Pilares, consoles

1:2,5:4

292

520

687

Capeamento, lajes pré-fabricada

1:2:4

328

458

771

Concreto estrutural sob grandes cargas

1:2:3,5

343

490

706

Cinta de amarração

1:2,5:5

255

454

750

Pisos sobre terrapleno

1:4:8

178

510

840

Só recordando que esses são dados para obras de padrões utilizados para construções que não tem traço especificado pelo projetista, e sim que são usados no cotidiano.

ADITIVOS – ADIÇÕES PARA CONCRETO PRÉ MOLDADO

Para se obter o resultado esperado de uma peça de pré-moldado, ou resistência maior, tempo mais curto, durabilidade, compacidade, fluidez, é utilizado alguns produtos químicos, como aditivos e plastificantes para ajudarem nessas questões.

- Aditivos Plastificantes


São aditivos que visam diminuir a tensão superficial da água do concreto, ou seja, facilitar que a água penetre no gel de cimento, tendo assim uma melhor molhabilidade. São muito conhecidos também por redutores de água, pois provocam a redução da demanda de água em concretos frescos, podendo atuar na quantidade de água e cimento. Com esses aditivos por exemplo, poderemos manter num traço o mesmo fator a/c, reduzindo a quantidade de água e de cimento e mantendo a mesma trabalhabilidade

- Aditivos Polifuncionais

Os polifuncionais, ou multifuncionais, ganharam força no mercado de aditivos para concreto, devido a algumas necessidades de produção do concreto. Eles basicamente são parente dos plastificantes e assim são classificados também.
Como em certas dosagens, principalmente em concreteiras, necessita a redução de água, eles possuem uma função de plastificante, reduzindo a quantidade entre 6 a 10% de água.

- Aditivos superplastificantes

Tem a mesma ação dos plastificantes, ou seja, redução de água, aumento de trabalhabilidade e fluidez. Porém esses tipos de aditivos fazem isso com maior potência.
São materiais muito aplicados quando se deseja concretos com elevados slumps (como por exemplo de 150 mm para cima), e grandes reduções de água, pois esses aditivos dependendo da categoria, podem reduzir de 10 a 20% da água do traço. Com a grande redução de água, o aumento da resistência é consequência, sendo indicado em empresas de pré fabricação de média e grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com