TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAÇÃO DO AÇO AÇO E SUAS PROPRIEDADES

Por:   •  13/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TÉCNOLOGIA

Engenharia Civil

Materiais de Construção Civil – Aglomerados e Agregados

Prof. MSc. Daniela M.P.J Cafange

PESQUISA 5

AÇO E SUAS PROPRIEDADES

NOME: Natália Rodrigues Lima

RA: 21003917

São Paulo

2020

INTRODUÇÃO

O uso de aço para o concreto armado tem esse nome, pois se é utilizado para a construção de armadura nas estruturas de concreto armado, antes desse aço ser utilizado na construção civil se era utilizado barras redondas laminadas em bruto ou ferros chatos e angulares, e para a sua utilização esses materiais se eram ancorados no concreto com a ajuda de  ganchos nas suas extremidades, com isso a tensão que o concreto tinha era baixa  e com isso as propriedades da barra era o suficiente. Porém com o decorrer do tempo, o aço foi introduzido na construção civil se obteve uma melhor resistência e uma melhor aderência das barras.

E nos dias de hoje o aço se é utilizado em concreto armado, barras redondas lisas ou com saliências e em malhas ou telas soldadas, esses aços que são utilizados em construções aqui no Brasil devem seguir as normas NBR-7480/96 e a EB-3 e os aços produzidos possuem suas diferenciações, pois cada um tem seu processo de fabricação, características mecânicas e pela conformação superficial.

 COMPOSIÇÃO DO AÇO

A composição do aço possui os elementos de carbono, manganês, silício, cromo e propriedades não metálicas como a junção de fosforo e enxofre, cada propriedade desse material tem um resultado diferente, mas o carbono é o dá ao aço seu desempenho.

Como dito o aço possui uma grande resistência e com o grande teor de carbono em sua produção ou com a química dos outros complementos, essa resistência também pode ser obtida pelo processo posterior que é o mecânico ou o térmico. O processo de fabricação do aço para concreto armado possui dois tipos de aços, o aço de dureza natural e o aço deformado a frio.

  • Aços de dureza natural: Esse aço se é produzido por uma laminação quente, se tem um limite de escoamento e de seus elementos dependem da sua composição química.
  • Aço deformado a frio: Esse aço se é obtido por uma deformação a frio após uma laminação. O processo de produção desse aço ocorre através de um trabalho mecânico que são: o esfriamento, torção, relaminação e trefilação), essa ação mecânica feita a frio em um aço de dureza natural pode se ter uma resistência maior, entretanto se o aço deformado a frio for aquecido em altas temperaturas perde a resistência adquirida e volta a ser um aço de dureza natural.

PROPRIEDADES DE UM ENSAIO DE TRAÇÃO

Esse ensaio de tração é onde um corpo de prova de geometria definida a partir de um esforço crescente na direção axial de um corpo de prova até que o mesmo se rompa, esses esforço que acontece no ensaio que são medidos na própria máquina.

As dimensões do corpo de prova tem um padrão de normas nacionais e internacionais, a escolha da norma irá depender da capacidade da máquina de tração onde o ensaio será realizado.

[pic 2]

Esse ensaio tem como objetivo de verificar a capacidade do sólido suportar solicitações aplicadas a uma estrutura.

O corpo de prova tem uma estrutura de cabeças e parte útil, as cabeças fazem parte da extremidade do corpo de prova, onde se é fixada o corpo de prova na máquina e a parte útil é a secção menor do corpo de prova , essa parte é onde a ruptura do ensaio ocorre e nessa parte é onde ocorre diversas determinações.

Nesse ensaio, quando o material ensaio do corpo de prova não se pode ser retirado, se é realizado um próximo ensaio em toda a secção do material.

[pic 3]

CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS

  • Diagrama tensão deformação

[pic 4]Aço de dureza natural  

[pic 5]

Aço deformado a frio

Os aços deformados a frio como vistos no gráfico não se têm um patamar de escoamento, é por esse motivo que não apresentam um limite de escoamento definido, sendo assim, o limite que se é estabelecido para esse aço é um limite de escoamento convencional.

Caso esse aço deformado a frio for carregado por uma tensão que ultrapasse o limite elástico e em seguida essa tensão for descarregada, a tensão do aço não existira mais, porém a deformação continuará e isso fará que a deformação seja permanente e essa deformação residual será maior quanto mais alta for a tensão atingida durante o carregamento.

[pic 6]

O limite de escoamento para aço deformado se é definido como tensão que corresponde a deformação permanente de 0,2%.

[pic 7]

  • Módulo de elasticidade: A tensões de elasticidade dos aços de dureza natural equivale a 2.100.000 kgf/cm² e os aços deformados a frio é igual à 2.050.000 kgf/cm².
  • Limite de proporcionalidade: O limite de proporcionalidade é dado por fp, essa é considerada a maior tensão de proporcionalidade entre a tensão e a deformação.
  • Limite de elasticidade: O limite de proporcionalidade é a maior tensão onde não ocorre deformação permanente, a tensão fb são para aços de dureza natural. Tanto os limites de proporcionalidade e de elasticidade são iguais para aços de dureza natural.
  • Limite de escoamento: os aços de dureza natural tem a tensão fy que se é dada no inicio do período de escoamento.
  • Limite de resistência: Esse limite se é dado pela tensão que corresponde ao quociente da carga máxima, onde pode ser observada em um ensaio de uma área inicial da seção transversal do corpo de prova.

CÁLCULO DO COMPRIMENTO L

O comprimento final é determinado do seguinte modo, sendo que o comprimento de L0 seja de 50 mm e que possua 10 divisões, supondo que a ruptura aconteça no meio da parte útil, as partes se juntam e se é contado 5 divisões de cada lado (10 divisões por 2) e por fim se é medido o comprimento L final.

[pic 8]

Supondo que a ruptura aconteça no fim da parte útil do corpo de prova e que não tenha 5 divisões em um dos lados se é contado o número máximo de divisões na menor parte útil rompida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com