TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 3

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 3

Assista aos vídeos e redija resenha, entre 30 e 45 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.

Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.

https://www.youtube.com/watch?v=qn66OZm6hxI

https://www.youtube.com/watch?v=Ynr-WDtuktE

https://www.youtube.com/watch?v=61qiVhkV4BY

O amianto refere-se a um conjunto de seis minerais fibrosos que ocorrem naturalmente. Embora as fibras de amianto sejam microscópicas na natureza, elas são extremamente duráveis ​​e resistentes ao fogo, reações químicas e avarias. A força de amianto, combinada com a sua resistência ao calor, torna o material um componente em uma variedade de produto, como: telhas, azulejos de chão, materiais de teto, compostos de cimento, produtos têxteis, e peças de automóvel.

O uso do amianto diminuiu acentuadamente no final de 1970, quando se tornou evidente que o amianto representa uma ameaça para a saúde e a segurança das pessoas. Hoje, o amianto é classificado como agente cancerígeno humano. A propriedade de durabilidade, o que fez amianto tão desejável para os fabricantes, é o que faz com que seja perigoso. As fibras de amianto são microscópicas (aproximadamente 0,02 do diâmetro de um fio de cabelo humano), e, portanto, são facilmente inaladas. Uma vez inalado, as fibras de se agarrar ao sistema respiratório, incluindo o revestimento dos pulmões e dos tecidos da cavidade interior. Como as fibras de amianto são tipicamente bastante rígidas, se alojam no tecido interno do sistema respiratório e não são facilmente expulsos ou quebrado pelo corpo. Atribui-se à exposição ao amianto três principais doenças pulmonares: câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose.

O Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior exportador de amianto no mundo. No Brasil, a maior parte da produção do amianto é destinado a produção de cimento-amianto, usado principalmente na construção civil onde está presente em mais de 25 milhões de casas.

Existem diversos movimentos no sentido do banimento do uso e extração do mineral no país, mas, esbarram no efeito que essa ação pode provocar negativamente na economia, pois, a proibição da indústria do amianto pode resultar em um aumento de preços de 35 % no setor de construção civil.

Para mim, a saúde do trabalhador e da população deve prevalecer em relação a qualquer fator econômico. O amianto não foi banido em outros países à toa, temos diversos exemplos em outros países do mal que o amianto pode fazer e temos que fazer de tudo para não os repetir. O Brasil deveria investir em tecnologia e pesquisa para desenvolver as alternativas existentes ao amianto e encontrar novas soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com