TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Bombeiro Civil Mestre - Unyleya

Por:   •  18/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 2                             Ramon Santos Silva

Equipamentos e sistemas ativos e passivos de proteção e combate:

Saídas de Emergência: portas de emergência claramente identificadas, sem trancas durante o evento, com aberturas devidamente dimensionadas, direcionadas a favor do fluxo de saída, propiciariam a rápida evacuação do público para o exterior da edificação.

Sprinklers: instalação de sistemas automáticos de sprinklers teria sido extremamente eficaz para controlar o fogo na fase inicial e poderia ter evitado que o incêndio se alastrasse rapidamente.

Materiais com resistência a chamas: para o revestimento acústico deveriam ter sido instaladas espumas anti-chamas, resistentes a altas temperaturas teriam retardado a propagação do incêndio.

Sistemas de alarme de incêndio: instalação de um sistema de alarme de incêndio com detectores de fumaça e calor poderia ter detectado o incêndio no estágio inicial e alertado as pessoas para evacuar a boate.

Portas corta-fogo: Portas corta-fogo instaladas adequadamente em locais estratégicos teriam ajudado a conter a propagação do fogo e da fumaça, permitindo uma evacuação mais segura.

Iluminação de emergência: presença de iluminação de emergência adequada poderia ter proporcionado uma evacuação mais segura, permitindo que as pessoas encontrassem rotas de saída mesmo em condições de fumaça e escuridão.

Extintores de incêndio:  instalação de extintores de incêndio estrategicamente posicionados teria permitido a intervenção imediata por parte de funcionários ou clientes para combater o incêndio inicial, caso fosse seguro fazê-lo.

Fatores determinantes para a prevenção de incêndios similares:

Plano de evacuação: ter um plano de evacuação claro e bem divulgado para clientes e funcionários é essencial. As saídas de emergência devem ser claramente identificadas.

Controle de lotação: controlar a lotação máxima da boate e garantir que esse limite seja respeitado é fundamental para garantir que as pessoas possam evacuar com segurança em caso de incêndio.

Inspeção e manutenção regulares: falta de inspeções regulares e manutenção adequada dos equipamentos de segurança foi um grande problema na tragédia da Boate Kiss. Garantir que os sistemas de alarme, extintores, sprinklers e outros dispositivos estejam em funcionamento adequado é fundamental para a prevenção de incêndios.

Treinamento: funcionários da boate e seguranças devem receber treinamento adequado em evacuação de emergência e uso de equipamentos de combate a incêndio.

INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCENDIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com