TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Ergonômica

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Façam a leitura do texto “objetivos da ergonomia” e respondam as questões: O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos? Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção? De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

Esta atividade vale 10 pontos em 40.

Do ponto de vista cognitivo, o engenheiro de segurança do trabalho como conceituador (ou seja, um indivíduo que pode ter fundamental importância no contexto de metamorfose da cultura organizacional e aprendizado organizacional) deve se salvaguardar das situações de trabalho em que não se percebe um consistente equilíbrio do sistema de trabalho com a dinâmica psicossocial (de modo a garantir um crescimento contínuo e bem-estar), principalmente, adotando uma postura de autocrítica constante.

Independentemente de seu cargo ou forma de contratação, o EST está inserido na dinâmica laboral como trabalhador. Logo, o seu modus operandi poderá refletir deficiências do sistema, bem como servir de exemplo para aprimoramento do mesmo.

Deste modo, a experiência acumulada fruto dos eventos de intervenção, bem como da cooperação entre o engenheiro e os demais indivíduos deverá ser valorizada como uma peça importante dentro de um programa de aperfeiçoamento.

O EST poderá utilizar-se de diversas ferramentas, para o gerenciamento das boas condições de ergonomia. Talvez a mais importante seja o PPRA, pois o engenheiro pode identificar constantemente quais são os pontos a melhorar, estabelece metas e planeja diversas atividades visando a transformação de mentalidade no ambiente de trabalho. Um profundo esforço no que tange à comunicação deve ser constante, e o gerenciamento de eventos de interação com a fomentação da autocrítica, buscando estabelecer uma comunicação construtiva (inclusive na troca de informações com base em documentos e relatórios).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (713.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com