TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa selic

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

A taxa Selic , é de extrema importância para o bem aplicação da manutenção das cobranças de taxas(juros) que o governo aplica. Ela funciona como uma meta que os bancos não podem ultrapassar, esse ‘’teto’’ estabelecido pelo governo é prioritariamente uma maneira relativamente eficaz de conter a inflação. Ela deve ser observada de perto , não só pelos economistas e responsáveis por sua manutenção, mas pode-se até dizer que prioritariamente pelas pessoas que pretendem se fazer de usos de recursos como o cheque-especial ou empréstimos, pois no momento do pagamento da dívida a sua variação pode representar uma defasagem de valor expressivo.

De acordo com dados coletados pelo banco central nos últimos anos , a taxa Selic no Brasil tem crescido de maneira inesperada , ou seja ultrapassando as metas previstas. O crescimento descontrolado é muito prejudicial para o pais , pois com isso gerará um aumento no custo do dinheiro(encarecimento dos produtos) e que tem como principal  consequência a diminuição do consumo. Podendo fazer com que haja certo receio de que as pessoas façam investimentos.

De modo geral percebe-se que a alta na taxa Selic é danosa para os trabalhadores de forma geral , pois apesar e ser uma forma relativamente eficaz de se conter a inflação , tem-se também que ter em vista que isso pode causar um maior dano na renda familiar. Por isso muitos acreditam que essa é uma forma “equivocada de se conter a alta na inflação”. Pode-se notar que não é apenas para os funcionários de forma geral que o aumento descontrolado da taxa Selic é prejudicial , empresas de pequeno , médio ou grande porte também sofrem , pois isso faz com que elas fiquem receosos a fazer investimento por causa da imprevisibilidade dos juros a serem cobrados caso for feito um empréstimo(não é inteligente se endividar com redução do consumo e taxa de juros altas).

Nome: José Gumercindo de Vasconcelos Neto

Matrícula: 1211001-4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com