TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc 6 Semestre

Dissertações: Tcc 6 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Com base no caso apresentado de uma empresa “Locadora de carros - Você - Aluga”, foram desenvolvidos tópicos a fim de englobar alguns aspectos que contemplam um suposto desenvolvimento de um software para essa empresa.

Neste contexto foram apresentados alguns equipamentos e programas necessários para atender ás necessidades de se oferecer serviços de qualidade aos clientes.

Outro aspecto diz respeito à política de segurança para a empresa onde foram abordados quatro itens que são essenciais para sua implementação.

De acordo com as características da empresa foi identificada qual técnica de armazenamento de dados poderá ser utilizado com a devida explicação do motivo da escolha.

Considerando o estudo de caso e o desenvolvimento de um sistema para empresa em pauta, foram aplicadas algumas técnicas de gerenciamento com a escolha de um ciclo de vida para o projeto, o desenvolvimento de uma WBS,cronograma e relatório de validação de escopo e de requisitos para seu atendimento.

2 OBJETIVO

Diante do contexto apresentado, o desenvolvimento deste trabalho busca integrar os conteúdos das disciplinas ministradas no decorrer do 5º período ao cenário proposto, objetivando um exercício prático das atividades que envolvem a formação profissional.

Será desenvolvido um sistema de controle de locações de automóveis, que vai informatizar as funções de consulta, renovação de locação e reserva de veículos via internet. O objetivo do sistema é informatizar os processos, possibilitando maior comodidade para os usuários, clientes, os quais poderão realizar essas tarefas em qualquer lugar do mundo. Serão mantidos históricos de todas as operações. Para extração de relatórios

3 DESENVOLVIMENTO

A locação de veículos é uma atividade comercial de prestação de serviços, cujo objetivo principal é atender às necessidades de locomoção de pessoas e empresas, com rapidez, facilidade e economia.

Hoje, viajando a negócio ou a lazer, ficando sem o seu próprio veículo, ou necessitando de um maior e mais adequado, é comum encontrar pessoas que se habituaram a alugar carros. A comodidade está cultivando este hábito. É muito simples alugar: é só escolher o veículo desejado e fazer a reserva.

No caso da locadora em estudo, a maioria das locações é conseqüência de uma reserva antecipada. Nesta reserva são definidos tanto o período da locação como o grupo do carro a ser alugado. A empresa aceita também locações imediatas (sem reserva), caso haja carros disponíveis.

Ao final de cada dia, os carros são alocados para o atendimento das reservas do dia seguinte. No caso em que o atendimento das reservas requeira mais carros do que a disponibilidade do grupo naquela filial, o gerente pode solicitar às outras filiais sobre a possibilidade da transferência de alguns carros para a sua filial.

Os carros alugados em uma filial podem ser devolvidos em uma filial diferente. A filial locadora precisa garantir que o carro seja devolvido a alguma filial ao final do período de locação. Quando um carro é retornado a uma filial diferente da locadora, a propriedade do carro é transferida para a filial de retorno.

3.1 POLÍTICAS DE SEGURANÇA

A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade,não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados.

O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas entre si.

3.1.1 CICLO DE VIDA

Para o desenvolvimento do sistema requerido o ciclo de vida escolhido foi a Prototipação, em virtude deste se adequar melhor a situação do cliente, ou seja,quando do início das entrevistas foram apresentados os principais processos deforma macro, ficando os detalhes mais específicos serem tratados por cada área da empresa. O ciclo escolhido serve como um mecanismo para identificação dos requisitos do software, e proporciona uma maior rapidez a implantação do sistema, fato que deve ser considerado pois a empresa tem pretensões de instalar uma filial.

Para de Souza et al. (1999), um protótipo é uma aplicação, normalmente experimental e incompleta, que permite aos designers avaliarem suas idéias de projeto durante o processo de criação da aplicação pretendida. Ele deve ser construído rapidamente e com baixo custo e seu tempo de vida não é definido.

Dentre as informações extraídas de um protótipo, podemos destacar a funcionalidade necessária ao sistema, seqüências de operação, necessidades de suporte ao usuário, representações necessárias, look and feel da interface (PREECE et al., 1994) apud (DE SOUZA et al., 1999) e comunicabilidade da aplicação.

3.1.1.1 - WBS PROJETO “LOCADORA DE CARROS – VOCÊ ALUGA”

1. Desenvolvimento do Sistema

1.1 – Gerenciamento de Projeto

1.2 - Infraestrutura de desenvolvimento

1.2.1 Hardware

1.2.2 Software

1.3 – Levantamento

1.3.1 Identificação de usuários

1.3.2 Entrevistas

1.3.3 Documentação e apresentação

1.4 –Implementação do Projeto

1.4.1 Prototipagem

1.4.1.1 Desenho de telas

1.4.1.2 Relatório de aceitações

1.4.1.3 Realização de alterações

1.4.1.4 Aceite do cliente

1.4.2 Desenvolvimento

1.4.2.1 Modelagem

1.4.2.1.1 Modelo funcional

1.4.2.1.2 Modelo de dados

1.4.2.1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com