TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Ruído Ambiental

Por:   •  30/6/2017  •  Artigo  •  4.745 Palavras (19 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 19

Avaliação Ambiental de ruído em decorrência de obras da construção civil em Salvador/BA

[pic 1]

1

Avaliação Ambiental de ruído em decorrência de obras da construção civil em Salvador/BA

Fabiane Pereira Souza*

Angela Cristina A. Costa

RESUMO

Reconhecido mundialmente como um dos grandes problemas urbanos, uma vez que atinge a população como um todo, o ruído abrange modalidades como aquele produzido pelos meios de transporte, pelas operações industriais, além das máquinas utilizadas na construção civil. Neste artigo avaliou-se o nível de pressão sonora em duas obras na cidade de Salvador/BA, com objetivo de avaliar o nível de conforto acústico dos próprios trabalhadores e vizinhança da obra. As medições foram realizadas em conformidade a NBR 10.151 e os comparativos seguiram os limites descritos na NBR 10.152 e Lei municipal no 5.354/98. Foram contemplados seis pontos de medição, os quais todos obtiveram valores acima do permitido pelas legislações vigentes. Os resultados demonstram que os níveis de ruídos oriundos das obras podem prejudicar a saúde da comunidade exposta a esse tipo de emissão.

Palavras-chave: ruído, som, Poluição Sonora, Ruído Ambiental, construção civil

ABSTRACT

Recognized worldwide as one of the major urban problems as it affects the population as a whole, the noise includes modalities such as that produced by transport, by industrial operations and the machines used in construction. This paper evaluated the sound pressure level in two works in the city of Salvador / BA, to evaluate the acoustic comfort level for the community. The measurements were performed according to NBR 10151 and comparative followed the limits described in NBR 10,152 and Municipal Law No. 5,354 / 98. Six data points were awarded, which all had values above those permitted by current legislation. The results show that the noise levels coming from the works can harm the community health exposed to this kind of issue.

[pic 2]

*Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, e-mail: fabianemeioambiente@hotmail.com

  • Química, Doutora, e-mail: acosta@area1.edu.br


[pic 3]

2


Key-words: Noise, Sound, Noise Pollution, Environmental Noise, environmental health, Con-struction.

  • INTRODUÇÃO

A poluição ambiental está dividida entre poluição do ar, água, solo, radioativa, térmica, visual e sonora (SCHIVARTCHE & MOTA, 2005). Segundo Mello 2005, o som é definido como variação de pressão atmosférica dentro dos limites de amplitude e banda de frequências a qual a orelha humana responde. É uma modificação de pressão que ocorre em meios elásticos, propagando-se em forma de ondas ou oscilações mecânicas longitudinais e tridimensionais, que produz uma sensação auditiva. Sendo assim, o ruído é definido como um fenômeno acústico dissonante ou anárquico, aperiódico e indesejável; mistura de sons cujas frequências diferem entre si por valor inferior à discriminação em frequências da orelha.

O ruído é uma onda sonora aperiódica e, sendo assim, é muito difícil ou quase impossível prever a forma da onda em um intervalo de tempo, a partir do conhecimento de suas características, durante outro intervalo de tempo de igual duração. O movimento vibratório de uma onda aperiódica como o ruído ocorre ao acaso, é aleatório e, por esta razão, imprevisível. (MELLO 1999 apud, ALMEIDA, 1995). Um ruído é apenas um tipo de som, mas um som não é necessariamente um ruído. Dentre as características do agente (ruído), destacam-se a intensidade, o tipo (contínuo, intermitente ou de impacto), a duração (tempo de exposição) e a qualidade (frequência dos sons que compõem o ruído em análise). Ligado ao individuo, destaca-se a suscetibilidade individual pela qual se explica o fato de que algumas pessoas possuem maior facilidade em adquirir a surdez, quando expostas às mesmas condições ambientais (MAIA e BERTOLI, 1998).

A poluição sonora consiste na alteração da condição normal da audição em um determinado ambiente produzida pelo som. Segundo Merlin (2004), o ruído é reconhecido mundialmente com um dos grandes problemas urbanos, na medida em que atinge a população como um todo, trazendo um enorme prejuízo à sua qualidade de vida. O ruído urbano abrange, além do produzido pelos meios de transporte, modalidades como, por exemplo, o ruído de máquinas, de operações industriais, dos sistemas de ventilação, das construções, dos serviços, e das atividades de lazer. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apud CABESP (2010) considera a poluição sonora como a terceira mais grave do mundo em termos de números de pessoas expostas.

Na construção civil, mesmo nos países em desenvolvimento, o uso de máquinas cada vez mais velozes, tem tornado as tarefas dos trabalhadores desse ramo industrial mais ruidosa, e em consequência, gerado perdas auditivas e outros efeitos em um número, cada vez maior nos trabalhadores (MAIA e BERTOLI, 1998).

O ruído da construção civil gera desconforto tanto para os trabalhadores envolvidos nos trabalhos como para sociedade existente que circunda os canteiros de obras. Os efeitos negativos gerados na saúde dos seres humanos provocados pelo excesso de ruído podem ser insônia, estresse, perda de atenção, dores de cabeça e, em casos de exposição a níveis altíssimos de ruído, pode levar à surdez (ANDRADE et al, 1998 apud MELLO, 1991).

No Brasil existem legislações que estabelecem os níveis de ruídos compatíveis com o conforto


Avaliação Ambiental de ruído em decorrência de obras da construção civil em Salvador/BA

acústico. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou duas normas que

norteiam a problemática no país. A Norma Brasileira (NBR) 10.151 (Acústica - Avaliação do

[pic 4]

3

ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento) visa fixar condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído nas comunidades, independentemente da existência de reclamações. A NBR 10.152 (Níveis de ruído para conforto acústico) fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto em ambientes diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (497.6 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com