TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Engenharia Ambiental

Por:   •  19/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.893 Palavras (20 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

MÁRCIO ROGÉRIO DOS SANTOS

RGM 20583125

Benzeno: Inspeção, limites de segurança e riscos ocupacionais.

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

MÁRCIO ROGÉRIO DOS SANTOS

Benzeno: Inspeção, limites de segurança e riscos ocupacionais.

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Pinheiros, como exigência parcial para obtenção da Graduação em Engenharia Ambiental.

Tutora: Ana Manuela.

São Paulo – 2021

Benzeno: Inspeção, limites de segurança e riscos ocupacionais.

SÃO PAULO-SP

  (11 de outubro de 2021)

SUMÁRIO

  1. Introdução2
  1. . Problematização..........................................................................................................2
  2. . Hipótese......................................................................................................................2
  3. . Objetivo 3
  4. . Delimitação................................................................................................................ 3
  5. . Metodologia3

   

     2. O Benzeno3

   2.1. Efeitos crônicos: principais agravos a saúde................................................................5

2.2. Exposição ocupacional ao Benzeno no Brasil: estimativas baseadas em uma matriz de exposição ocupacional........................................................................................................5

     3. Procedimentos que envolvem o Benzeno nas indústrias.6

     4. Limite de Tolerância à Exposição ao Benzeno 8

     4.1. Conceito de VTR no Brasil.........................................................................................11

     5. Inspeção e segurança15

     6. Conclusão17

     7. Referências 17

  1. INTRODUÇÃO

O benzeno é um hidrocarboneto aromático, que se apresenta sob forma liquida e incolor, nas condições normais de temperatura e pressão. É um composto orgânico volátil e altamente inflamável. (GUIMARÃES, 2011).

Atualmente, o benzeno está presente em diversos processos industriais, como por exemplo, nas usinas de petróleo, fabricação de álcool anidro, gasolina, fumaça de cigarro, borrachas, lubrificantes, tintas, detergentes, medicamentos e pesticidas etc. Sua fonte natural se da através de queimadas de florestas e vulcões. (GUIMARÃES, 2011).

A inalação do químico pode causar diversos males à saúde, sendo considerado um contaminante universal. Todos nós estamos expostos ao benzeno presente no meio ambiente, porem os colaboradores de indústrias que utilizam este agente em seus processos, correm um alto risco de intoxicação. (GUIMARÃES, 2011).

        Baseado neste fato, a segurança do trabalho tem como reponsabilidade a prevenção dos riscos ocupacionais causados pela manipulação do Benzeno, considerando o limite de tolerância a exposição do mesmo, e com a utilização dos EPI’s solicitados para cada operação. (GUIMARÃES, 2011).

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

        Qual a importância da segurança do trabalho nos procedimentos indústrias que envolvem o Benzeno.

  1. HIPÓTESE

Através da inspeção do químico conforme legislação vigente, considerando o limite de tolerância a exposição do mesmo, e com a utilização dos EPI’s solicitados para cada operação, é possível reduzir os afastamentos por saúde, processos trabalhistas, e principalmente zelar pela vida dos colaboradores das indústrias.

  1. OBJETIVO

                O objetivo geral é analisar os riscos ocupacionais, normas de inspeção e limite de tolerância à exposição ao Benzeno, a fim de esclarecer a importância da segurança do trabalho para procedimentos que envolvam este químico nas indústrias.

1.4 DELIMITAÇÃO

Segurança do trabalho voltada para procedimentos que envolvem o Benzeno nas indústrias.

  1.  METODOLOGIA

        

        No presente trabalho será utilizado como metodologia cientifica:

  • Pesquisa bibliográfica;

[...] a pesquisa bibliográfica abrange toda teoria já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, etc., isto é, envolve teorias que já receberam um tratamento científico. (FONSECA, pg. 6, 2007).

  1.  BENZENO

 

O objeto deste trabalho é o Benzeno, que se denomina:

(...) o benzeno é um líquido volátil, estável e incolor. Tem um cheiro característico e um ponto de ebulição relativamente baixo (80,1º C), evaporando-se rapidamente. É altamente inflamável. (...) O benzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares. (CITIDEP, 2002).

O Benzeno é um químico usado em diversos procedimentos industriais, e que oferece riscos à saúde do trabalhador, podendo causar edema pulmonar e hemorragia nas áreas de contato, assim como efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, tais como períodos de sonolência e excitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, náusea, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, perda da consciência e morte. Quanto aos efeitos da exposição a longo prazo, podem ocorrer alteração na medula óssea, no sangue, nos cromossomos, no sistema imunológico e vários tipos de câncer. (AUGUSTO, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com