TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informaçao Em Armazenagem

Artigo: Tecnologia Da Informaçao Em Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Warehouse Management System (WMS)

Warehouse Management System, significa Sistema de Gerenciamento de Armazem, é uma parte importante na cadeia de suprimentos que fornece a rotação dirigida, diretivas inteligente de coleta para maximizar o uso do valioso espaço do armazém.

O sistema também dirige e otimiza a colocação no armazém baseados em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras. Um WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar.

O sistema WMS utiliza tecnologia como Código de Barras, dispositivos móveis, redes locais sem fio e possivelmente identificação por radio frequência para motivar eficientemente o fluxo de produtos. Uma vez que os dados tenham sido coletados é feito uma sincronização com uma base de dados centralizada tanto por processamento de todo lote como por transmissão em tempo real através de redes. O banco de dados, pode então ser usado para fornecer relatórios para o status da mercadoria no armazém. Muitos sistemas WMS tem interface por sistemas do tipo ERP, MRP ou com outros tipos de softwere de gestão. Isso permite uma forma de se receber automaticamente um inventário, processar pedidos e lidar com devoluções.

Objetivos do sistema

Aumentar a precisão das informações de estoque: Atualmente os fornecedores se preocupam com precisão e acuracidade de informações, afinal falta e excesso de produtos dentro de uma empresa são prejudiciais. Com a implantação do sistema WMS o controle de estoque acontece em tempo real, não tem a necessidade de um funcionário da empresa se dirigir até o centro de distribuição para ver se o produto se encontra no seu devido lugar e quantidade certa. É possível fazer um controle de entrada e saída de mercadorias, shelf life dar suporte total ao consumidor.

Aumentar a velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição: É a tendência dos pedidos serem menores e fragmentados, porém mais frequentes. Nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.

Aumentar a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito: Lotes e prazos menores, porém mais frequente exige o gerenciamento mais eficaz e produtivo. Trabalhar com equipamentos de movimentação automatizados reduzem custos com pessoal.

Metas de implantação

Rastreabilidade das operações: Todos as operações são registradas em tempo real, podendo identificar de qual terminal saiu a ordem, assim permitindo estudos de desempenho.

Picking: Através de métodos desenvolvidos pela empresa, podendo ser FIFO (primeiro que entra primeiro que sai ou LIFO (último que entra primeiro que sai). É atravé de um planejamento que sabemos quais os equipamentos de movimentação poderemos usar para certo tipo de produto. A outra grande vantagem é a eliminação da contagem física de produtos durante a coleta, sendo assim, podemos diminuir o tempo gasto e a eliminação de documentos em papel.

Controle de rotas: Minimiza o custo de atendimento, levando em conta inúmeras variáveis como prioridade da mercadoria para o consumidor, localização e escolha do melhor veículo.

Cálculo de embalagens e emissão de etiquetas: Dentro do WMS deve conter um programa que calcula qual é a embalagem melhor para o uso naquele determinado momento e também emitir etiquetas informando peso, dimensão e código de barra.

Controle de lotes e situações de controle de qualidade: Registra todas as informações dos lotes de fabricação e informa a situação de cada produto na sua armazenagem, em termos de quarentena, aprovação, rejeição. O sistema consegue rastrear o produto onde quer que ele esteja.

Interface do sistema com parceiros: Permite a comunicação com todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.

Administração de vários centro de distribuição: Vários centro de distribuição situados em diferentes localidades, são interligados em um só software.

Possibilidade de administrar mercadorias de vários proprietários: O sistema precisa ser avisado e consultado emitindo relatórios para manter a privacidade das informações de cada cliente.

Coleta de dados via rádio frequência: Trabalhando com coletores, isto é, leitores de código de barras, pode-se gravar informações de qualquer lugar do centro de distribuição.

Funcionalidades

Agendamento de recebimento: Através de informações mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada realizando cálculo de recursos e tempo para aquela operação.

Recebimento: Nessa etapa todos os volumes são conferidos e caso haja alguma inconsistência ficará registrado em sistema.

Endereçamento: Uma vez conferido o sistema calcula os espaços disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com