TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em TI

Casos: Tecnologia Em TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

Visão geral dos tipos de Sistemas de Informações

STP – Sistemas de Processamento de Transações

São sistemas que processam as detalhadas informações necessárias à atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização.

Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.

É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando das negociações.

As atividades do SPT compreendem a:

• Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;

• Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...

• Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;

• Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.

Portanto, esses sistemas são valiosas fontes de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.

A maioria dos SPTs têm:

• Necessidade de processamento eficiente e rápido para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas; alto grau de repetição no processamento;

• Computação simples (adição, subtração, classificação, multiplicação);

• Grande necessidade de armazenagem;

• Em caso de pane no SPT, causa grande e grave impacto negativo na organização, e seu funcionamento afeta um grande número de usuários.

SIG – Sistemas de Informações Gerenciais

É um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização.1 A WordNet descreve um sistema de informação como "um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização".2

Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com