TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia: Redes de Computadores II

Seminário: Tecnologia: Redes de Computadores II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Redes de Computadores II

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Professor: Fernando Ferreira Sombrio

Nome do aluno: Marcos Guimarães da Silva

Data: 26/04/2012

Orientações:

▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.

▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Faça uma pesquisa na Internet sobre os assuntos a seguir. Para cada assunto, procure um texto diferente. (3,0 pontos)

• Redes sem fio através de equipamentos que utilizam radiofrequência;

• Comunicação via Infravermelho;

Após selecionar dois textos/artigos, sobre os assuntos indicados, faça a leitura e uma sinopse, entre 8 e 10 linhas, sobre cada um deles. A sinopse precisa conter:

• Principais características da comunicação sem fio;

• Vantagens da tecnologia Wireless;

Resposta:

Rádio (comunicação)

O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas, utilizado para fornecer comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Este sistema é formado por dois componentes básicos, o transmissor e o receptor. O transmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, e o receptor faz a decodificação de sinais eletromagnéticos recebidos do espaço e captados por antena, os quais são transformados em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. Existem várias modalidades que utilizam equipamentos emissores de radiofreqüência, como a Radiotelefonia (telefones celulares), Radiocomunicação, Radiolocalização (satélites geolocalizadores e aparelhos smartphones) e outros. Como principal vantagem, temos a distância entre os transmissores e receptores, que pode chegar a vários quilômetros, no caso dos satélites.

Disponível em: . Acesso em 26/04/2012.

Informações sobre segurança para a comunicação via infravermelho

A comunicação via Infravermelho é uma maneira simples e segura de transferir e sincronizar dados em equipamentos que suportem IrDA. Esta tecnologia exige que equipamentos estejam no máximo a 1 metro de distância, e em ângulo inferior a 30º, ou seja, devem operar com base em uma linha de mira (visada). Essa limitação tem seu lado positivo, pois trata-se de uma rede relativamente segura em virtude da pouca distância entre os aparelhos envolvidos, porém a mesma não é criptografada, devido aos dados serem enviados como texto sem formatação, ficando vulnerável a ataques que detectam pacotes. Entre os principais equipamentos que operam com redes por infravermelho, temos computadores, impressoras, câmeras, controles remotos (que popularizaram a tecnologia) e aparelhos celulares.

Disponível em : < http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc775941(v=ws.10).aspx>. Acesso em 26/04/2012

2. Em relação aos itens pesquisados na questão anterior e com base no conteúdo dessa disciplina, responda as seguintes questões (não se esqueça de justificar cada resposta):

a) Qual o método de transmissão sem fio mais utilizado para longas distâncias? (1,0 ponto)

Para longas distâncias, o método mais utilizado de transmissão sem fio é através de Satélites, os quais utilizam transmissão por radiofreqüência, funcionando como uma estação repetidora, recebendo, amplificando e retransmitindo o sinal.

b) Qual o método de transmissão sem fio mais utilizado para pequenas distâncias? (1,0 ponto)

O método usado para pequenas distâncias é o infravermelho. Este sistema usa ondas eletromagnéticas cuja faixa de freqüência está acima das microondas, mas abaixo do espectro de luz visível. Funciona bem em pequenas distâncias, não necessita de antena transmissora e pode ser refletido em uma parede.

c) Qual o método que possui maior velocidade (largura de banda) de transmissão (sem fio)? (1,0 ponto)

É o método que utiliza as microondas como meio físico, pois permite transmissão de mais informações por unidade de tempo, já que opera em freqüências mais altas do espectro eletromagnético.

3. Geralmente, o preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com