TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 REDES DE COMPUTADORES II

Ensaios: AD1 REDES DE COMPUTADORES II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

1. Em nossa disciplina de Redes de Computadores II, temos estudado a Arquitetura TCP/IP bem como a funcionalidade dos dispositivos (equipamentos) de rede. Nesta atividade de avaliação a distância, você deverá assistir ao vídeo Guerreiros da Informação clicando no link (http://ftp.sunet.se/pub/tv+movies/warriors/warriors-700-br-VBR.mpg) para responder as seguintes perguntas (abaixo): (3,0 pontos)

a) Nomes e funcionalidades dos protocolos de rede e transporte ilustrados no vídeo;

b) Nomes, funcionalidades e portas (exibidas no vídeo) envolvidas nos protocolos que atuam na camada de aplicação;

c) Breve descrição dos equipamentos (dispositivos) de rede utilizados no vídeo.

2. A Ethernet ao passar dos anos foi se aperfeiçoando e criando novos meios de comunicação. Devido à simplicidade de implementação e a flexibilidade da tecnologia, novas tecnologias surgiram para atender as exigências do meio físico com o objetivo de melhorar o desempenho e facilitar a utilização. Diante desta afirmação, realize uma pesquisa na Internet sobre a Família Ethernet, as principais evoluções (variantes mais recentes e rápidas), os padrões (IEEE) e taxas de transmissão destas novas tecnologias. A partir da pesquisa, elabore uma síntese de 10 a 15 linhas sobre os itens pesquisados, fundamentando-a através de uma breve descrição de um estudo de caso (empresa pública e/ou privada) envolvendo um processo de migração entre estas tecnologias. Informe as referências bibliográficas da sua pesquisa. (3,0 pontos)

3) Faça uma pesquisa na Internet sobre as principais áreas de aplicações das fibras ópticas. Após a pesquisa, você deverá produzir um texto único com quatro parágrafos, o mesmo irá conter três áreas de aplicações diferentes (uma para cada parágrafo) e uma conclusão (quarto parágrafo) abordando as principais vantagens, no mínimo três, dos cabos ópticos em relação ao cabeamento metálico. (4,0 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

1) a) TCP - Protocolo de Controle de Transmissão – foram criados com o intuito de realizar a intercomunicação de computadores. As configurações desses protocolos tem como função controlar como a informação é passada de uma rede a outra, com informações confiáveis.

IP – Protocolo de Internet - é um protocolo para comunicação de redes Internet. Ele é o responsável pela transmissão de nível inferior

UDP – User Datagram Protocol - ele nada mais é do que uma interface para o protocolo IP. Esse protocolo substitui o protocolo TCP quando a transferência de dados não precisa estar submetida a serviços como controle de fluxo, é bastante utilizado na transferência de dados não confiáveis.

FTP – Protocolo de Transferência de Arquivos – Responsável pela transferência de arquivos.

b) Porta 25 – Destina-se ao filtro de pacotes de correio

Porta 83 – Destina-se ao filtro de pacotes provenientes da rede web(internet

c) Roteador - é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos e a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si. Os roteadores utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Ele preenche e faz a manutenção das tabelas executando processos e protocolos de atualização de rotas, especificando os endereços e domínios de roteamento, atribuindo e controlando funções métricas de roteamento

d) Switch – é um dispositivo utilizado para reencaminhar frames e pacotes entre os diversos nós. Possuem portas de controle de acesso encaminhando os pacotes de acordo com o endereçamento.

Interfaces – Firewal e Proxy – Proteção a conteúdos de pacotes com relação a rede controle de conteudos de pacotes

Segundo o artigo, a BASF é o maior complexo químico do mundo, produzindo mais de 8.000 tipos de produtos numa área de 7 Km2.No processo de modernização do sistema de controle de processo, os planejadores da BASF escolheram uma estrutura Ethernet com switches da linha de fabricação da Phoenix. A operação estende-se sobre uma área de edifícios, uma área de tanques e uma área de silos.

O sistema admite vários “switch Oms” na área de processo, em duas salas de controle e numa estação de configuração.

Para satisfazer as altas exigências de disponibilidade, foram conectados switchs Ethernet em anel redundante em todos os locais.

Se uma conexão de rede falhar, o mecanismo redundante ativa o caminho alternando automaticamente o anel. Além disso, a estrutura habilita sua expansão em qualquer local de sistema sem incorrer tempo de manutenção, essencial para operação contínua.

Os dispositivos Ethernet compartilham do mesmo espaço físico onde existem chaveadores de alta freqüência que fornecem até 1MWatt.

Em um ano de operação da rede, na data da publicação do artigo, os gerentes de sistemas da gigante alemã estavam impressionados com a sua performance.

Todas as modificações ocorridas nesta empresa, sugerem modernidade e agilidade na transferência das informações a seus usuários. O processo tornou-se rápido e de segurança satisfatória.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com