TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telefonia IP

Artigo: Telefonia IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

TELEFONIA IP

O termo Telefonia IP significa transmissão de audio em tempo real. Tecnologias de redes que trafegam com o protocolo IP são chamadas de Telefonia IP, transmitem dados e voz.Essa telefonia gera a economia de tarifas e redução de custos. Possui a mobilidade de poder utilizar a internet como meio de comunicação, com a conexão banda larga é possível ativar um ramal de qualquer lugar do mundo podendo fazer e receber ligações.A telefonia convencional é transmitida a voz através RTPC (Rede de Telefonia Publica Comutada).

Com a telefonia IP a voz é digitalizada e para que possa trafegar pela rede em forma de bits. É preciso protocolos de sinalização e controle para realizar uma chamada. Utiliza a mesma infra-estrutura para voz e dados. È possível hoje controlar um telefone IP através da tela do computador.

O VOIP (Voice Over IP) se resume em um ATA residencial ou único gateway conectado ao PBX. Descreve o trafego de voz sobre a rede IP. Requerem gateways de entrada e saída para conversão de TDM em IP.Pode ser usada tanto para residência, como para otimizar custos de telefonia em empresas.

Atualmente a telefonia IP possui confiabilidade e preços viáveis no Brasil, mesmo para empresas pequenas.

HISTÓRIA

A descoberta do telefone surgiu com o objetivo de transmitir notas musicais através da eletricidade.Após 6 anos de muitas pesquisas Alexander Graham Bell inventou o telefone nos Estados Unidos. O telefone é um aparelho para transmissão de sinais instantaneamente.

Com o avanço da tecnologia, obteve o aperfeiçoamento do sinal acústico. Com a extensão das redes telefônicas houve a necessidade de múltiplos terminais.

No século XX tornou-se possível a comunicação de longa distancia.Nessa época o campo da telefonia também foi inovado com a transmissão dos sinais por raio laser através de fibra óptica.

Outro impacto foi a implantação da telefonia celular em 1990 que trabalham com estações centrais e estações de radio para efetuar a ligação.O principio de funcionamento do telefone traduz e codifica sinais acústicos em sinais eletromagnéticos.

O telefone possui microfone, transformador de som em sinal elétrico, receptor e tradutor em sentido contrário.

No Brasil o telefone foi introduzido por Dom Pedro II, no Rio De Janeiro no Palácio Imperial de São Cristovão.O telefone continua a mudar o mundo, a internet hoje comum no mundo todo, nasceu da telefonia.

CENTRAIS DE COMUTAÇÃO

Atualmente é necessário uma central telefônica para comunicação interna e facilitar o dia-a-dia para comunicação em vários setores, seja no trabalho ou ate mesmo uso residencial.

Sua função é interligar terminais telefônicos dos usuários pelo controle dos circuitos de transmissão e conexão, entre origem e destino.

Hoje a comutação é realizada por centrais automáticas, baseadas na tecnologia eletrônica digital, com programas de software armazenados em memórias eletrônicas.

O conjunto de equipamentos, capazes de encaminhar automaticamente chamadas telefônicas, é uma maquina capaz de unir eletricamente dois pontos, dois assinantes no caso de telefonia.

PABX

PABX ( Private Automatic Branch Exchange) ou Central Automática de Comutação Privada é um equipamento de interconexão automática para telefonia interna. Composto por varias terminações para ligações de aparelhos telefônicos, cada usuário são chamados de ramais e as linhas telefônicas externas de linhas de tronco.

CENTRAL ANALOGICA

A comutação é feita por seletores em uma arquitetura que evoluiu, rotativo a barras cruzadas (crossbar = órgãos de controle e comutação baseados em relés de barras cruzadas.

CENTRAL DIGITAL

A central digital possui a comutação temporal de sinais digitais.Evoluíram a partir das centrais analógicas com a transformação no núcleo das centrais, substituição de componentes eletromecânicos por processadores digitais abrangendo outras áreas periféricas, gerando as centrais digitais controladas por programa armazenado (CPA)

CENTRAL LOCAL

A central local é responsável pela central telefônica que ligam as linhas de assinantes.

CENTRAL TANDEM

Interligam centrais de comutação entre si. Comutação de troncos entre centrais locais em áreas locais ou regiões metropolitanas.

CENTRAL DE TRANSITO

Fazem a comutação de troncos entre centrais tandem ou centrais de transito. Utilizadas nas conexões de longa distancia.

CENTRAL ELETROMECANICA

Contrle e comutação baseiam-se em chaves adicionais eletricamente (Relés), interconectando automaticamente dois assinantes interessados em se comunicar.

CENTRAL PUBLICA

Central de comutação em que o publico geral pode ter acesso, nos serviços de telecomunicações.

CODEC

Um codec é um codificador – decodificador de um sinal ou fluxo de dados digitais. Comprimi um fluxo de informação, eliminando informações consideradas redundantes.A complexidade de um codec é medida em MIPS (milhões de instruções por segundo).Existem vários tipos de codec para aplicações diferentes.

CODEC PARA REDES LOCAIS

Geralmente possui banda passante em abundancia, que o nível de compressão tem um peso pequeno na escolha do codec. A escolha seria o G711 que ocuparia cerca de 100kbps para cada ligação.

CODEC PARA REDES WAN

Na rede WAN temos banda passante pequena onde se prioriza o trafego de voz, quase não ocorre perca de pacotes. Há três codec para este tipo de rede: o G729 que se destaca pois prevê uma excelente qualidade de voz com uma compreensão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com