TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Universitário: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

O filme tempo modernos de Charles Chaplin do ano de 1930 mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (Fordismo) fazendo suas atividades simples, robotizadas, repetitivas e desgastantes sem intervalo de descanso. Chega um momento que sofre um colapso nervoso e estresse, tendo que ser internado num hospício.

O filme tempos modernos retrata também o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época. Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

Como podemos observar naquele tempo o funcionário não era valorizado,a empresa não se importavam com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional,

Nos dias atuais, com a Gestão de Pessoas a situação é outra, as empresas perceberam que a valorização do funcionário é a base para atender melhor os cliente, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

Além disso, com a introdução da Gestão de Pessoas os funcionários ficaram mais motivados para trabalhar, pois sabem que se estiverem atualizados com o mercado, se tiverem idéias para sugerir e se conseguirem alcançar bons resultados com a aplicação destas idéias, estarão satisfeitos consigo mesmo além de obter dentro da empresa o reconhecimento profissional, quem sabe até uma gratificação e conseqüentemente irão melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Porém é claro que ainda lidamos com alguns fatores antigos ainda existentes em nos dias atuais, como a desigualdade social, desmotivação profissional, alguns problemas técnicos nas organizações e em alguns locais de trabalho também ainda existe o sistema de linha de montagem, ou seja, o trabalho repetitivo e principalmente temos que lidar e nos adaptar a todo o momento as novas tecnologias e exigências do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com