TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adm

Artigos Científicos: Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Administração

Gislene A. Correa RA: 1299782071

Greice Aparecida Souza RA: 4311799180

Graciane Moraes RA: 3723680602

Aulas on-line

Gestão de Negócios Internacionais

Orientação

Alexandre Breda

São Paulo 21 de Maio de 2014

Aula-tema 01: A globalização dos mercados

Produto Aparelhos Portáteis (Celular e Ipads)

Popularização do sistema operacional móvel Android, além da sua facilidade em ser adaptado a praticamente qualquer tablet ou smartphone, fez com que dezenas, centenas de aparelhos “diferenciados”, vamos dizer assim, saíssem da China para ganhar o mundo. Entre os mercados mais atraentes para esse tipo Além da própria China, outras nações, como Rússia, Índia e, é claro, o Brasil, recebem de braços abertos esses portáteis.

Vale lembrar que pesquisas recentes feitas pelo sistema de pagamento PayPal apontam que 48% do público brasileiro que compra produtos online utiliza algum site chinês. Até por isso, os governos da China e do Brasil vêm estreitando relações, de forma que há a promessa de que eles passem a processar e entregar pedidos em nosso país de forma cada vez mais ágil.

Aula-tema 02: Teorias do comércio internacional

A China localiza-se no leste da Ásia. Suas terras estendem-se por 5,2 mil km de leste aoeste e por 5,5 mil km de norte a sul: o quarto maior país em área do mundo, depois da Rússia, Canadá e EUA (Brasil é o quinto).

Beijing (Pequim), a capital da república, é também o centro cultural e econômico do país. Shanghai é o principal centro industrial e Hong Kong, uma região administrativa especial, é o principal porto e centro comercial.

O relevo é bastante irregular. Alto a oeste e baixo a leste, em geral. Áreas montanhosas ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos, representa 26%. Bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 7 mil metros, incluindo o Everest, na fronteira com o Nepal.

Cultura Chinesa arte, religião, culinária, pintura, idiomas, religião, invenções e música.

Escrita Chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outras. Religião.

As principais religiõesConfucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.

Culinária Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o maisconhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo marinho.

Arteé marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.

Músicaé tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.

Invençõesos chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc.

População Habitantes 1,3 bilhões cerca de 20% da população mundial), população superior à de toda a Europa. São 333 milhões de famílias. Em média, 3,2 pessoas por domicílio urbano e 4,3 pessoas por domicílio rural.

Em 1949, eram 542 milhões de habitantes. O crescimento acelerado da população levou o governo a adotar a política oficial de apenas um filho por casal e a legalização do aborto. Entre outros fatores, isso resultou em uma população masculina, abaixo de 15anos, ser atualmente13% maior que a feminina.

Taxa de crescimento população 0,63 % (2008 est.).

Expectativa de vida ao nascer: 73,2 anos.

Alfabetizados: 91% da população acima de 15 anos.

Etnia: A China possui 56 grupos étnicos. O grupo han chinês, que habita principalmente o leste do país, representa 92% do total da população. Os demais grupos, zhuang, manchu, hui, miao, uyghur, tujia, yi, mongol, tibetano, buyi, dong, yao, coreano, e outras nacionalidades, representam cerca de 8% (2000). A província de Yunnan abriga mais de 20 grupos étnicos, sendo a região com a maior diversidade étnica.

Dados Econômicos como crescimento do PIBa China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

Controle governamental dos salários e regras trabalhistas Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.

Abertura da economia para a entrada do capital internacional Muitas empresas multinacionais também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo.

Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologiaParticipação no bloco econômico APEC (Asian Pacific EconomicCooperation), junto com Japão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com