TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Adm

Ensaios: Teoria Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, o contexto histórico e social em que surgem os primeiros conceitos e seus precursores, bem como um detalhamento das várias Escolas que irão se destacar no âmbito administrativo e organizacional por meio de análises sucintas e simples.

.

ADMINISTRAÇÃO: UMA HABILIDADE HUMANA, SEUS PRIMÓRDIOS E SEUS PRECURSORES

A habilidade humana de mais destaque e que maior impacto causou no mundo

denomina-se Administração.É por meio do ato de administrar que as organizações estão tão dinâmicas e desenvolvidas atualmente,torna impossível imaginar um mundo sem ela, onde nosso cotidiano gira em torno dela. Pode-se dizer que parte deste ponto a necessidade de se estudá-la, mas qual a causa da Administração ser considerada uma habilidade humana?

Quando administramos usamos tanto a intuição quanto a superstição, estas são inerentes do ser humano. A intuição constitui-se em utilizarmos nossos cinco sentidos com a finalidade de julgar a veracidade de uma afirmação, já a superstição são as coisas em que acredito, mas não são reais.

Ao usar constantemente das características humanas fica impossível de dissociar o ato de administrar de ser também uma habilidade humana. Podemos exemplificar esta tese por meio dos estudos de Henri Fayol, que define o ato de administrar como:

• Prever – visualizar o futuro e traçar o programa de ação,

• Organizar – constituir o duplo organismo material e social da empresa,

• Comandar – dirigir e orientar o pessoal,

• Coordenar – ligar, unir, harmonizar os atos e esforços coletivos,

• Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas; todas essas capacidades podem ser consideradas habilidades humanas estando intrínseca à Administração.

Se a Administração é considerada a excelência das habilidades humanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com