TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Artigo: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Como surgiu a T. G. S. (Teoria Geral de Sistemas)?

A TGS foi desenvolvida a partir dos anos 40 por Karl Ludwing von Bertalanffy, através dos trabalhos “The Teory Of Open Systems in Physics and Biology” e “General Systems Teory”, publicados entre 1950 e 1968. Cidadão austríaco, seus estudos iniciais datam dos anos 20, ao procurar um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo. Desenvolveu a maior parte do seu trabalho científico nos Estados Unidos.

2 – O que são Sistemas Abertos?

Sistemas Abertos são aqueles que apresentam intercâmbio com o ambiente por intermédio de “entradas” e “saídas”. Os Sistemas Abertos têm grande capacidade de adaptação: ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver. Através da interação com o meio ambiente, restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização. Uma máquina, uma bactéria, um ser humano e suas comunidades são exemplos de sistemas abertos.

3 – O que são Sistemas Fechados?

Sistemas Fechados são aqueles que estão isolados do seu ambiente, que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente externo, herméticos, que não estão sujeitos às influências ambientais. Não recebem nem produzem recursos externos. Sob o ponto de vista da Teoria de Sistemas, são sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado, operando com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente.

4 – Dentro da TGS o que são Mecanismos?

São abstrações teóricas do funcionamento dos sistemas; é a combinação de elementos, órgãos ou de peças, dispostos de maneira que se obtenha um resultado determinado.

5 – Fale sobre Reducionismo analítico.

Acredita-se que em qualquer sistema complexo o comportamento do todo pode ser analisado em termos das propriedades de suas partes. Reducionismo, em filosofia, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos podem sempre ser reduzidos, ou seja, expressos em unidades diferentes, a fim de explicá-los em partes constituintes mais simples. Reducionismo, focado no pensamento analítico, é a maneira de abordar problemas a partir da subdivisão do todo em partes indivisíveis, procurando estudar suas propriedades e comportamentos, e explicar o comportamento do todo através do comportamento de suas partes.

6 – O que são Entidades de um Sistema?

Entidades de um sistema são as representações de um conjunto de informações sobre determinado conceito desse sistema. Possuem atributos, que são características, informações que referenciam a entidade. Não há entidades com menos de dois atributos. Logo, cada entidade, é, em si, um grupo de atributos.

7 – O que são Eventos de um Sistema?

Eventos de um sistema são os resultados de uma determinada ação. A ocorrência de um evento pode provocar uma reação, que seria uma ação (ou conjunto) à ser tomada.

8 – Dentro do Sistema (TGS), o que é Importação e Exportação?

Importação é a seleção de elementos que serão inseridos no sistema. São as “entradas”: o sistema recebe os insumos do ambiente exterior, necessitando de suprimentos renovados de energia de outras instituições, pessoas ou do meio ambiente matéria. É importante que haja uma determinada ordem dos elementos importados, fato esse que chamamos de classificação de elementos. Exportação é a liberação do produto dos sistemas ao mundo exterior. São as “saídas”: é o retorno dos dados das entradas, processados, ao meio ambiente. Para uma empresa, considerada como sistema, as saídas compreendem os produtos e serviços para os clientes ou usuário, os salários e impostos que paga, o lucro de seus acionistas, o aumento das qualificações de sua mão-de-obra e outros efeitos de sua ação, como a poluição que provoca ou o nível de renda na cidade em que se localiza.

9 – Defina Homeostasia.

É o equilíbrio dinâmico que ocorre através da autorregulação. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites. Tendência de se adaptar, a fim de alcançar um equilíbrio interno face às mudanças externas do meio ambiente.

10 – Defina o que é Sistema de Informação.

Informação é o conhecimento disponível para uso imediato e que permite orientar a ação e diminuir a carga de incerteza que cerca decisões cotidianas. Sistema de Informação é a expressão utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com