TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminas De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Terminas De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  6.741 Palavras (27 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANIELA MAURER DE LIMA RA 1209772

PIM VII

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

Polo Novo Hamburgo – 2013

DANIELA MAURER DE LIMA

PIM VII

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

Projeto para obtenção de aprovação nas disciplinas: Mercado de Capitais, Desenvolvimento Sustentável e Controladoria. Curso: Superior em Gestão Financeira. SEI – 4º Semestre.

Orientador: Profº: Fábio Ricardo Brandão

Novo Hamburgo – 2013

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo abordar os tipos dos métodos de custos existentes, a questão da sustentabilidade no setor industrial e a situação atual no mercado de capitais da empresa GMC Indústria e Comércio Ltda., situada no Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um estudo quantitativo, por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários na empresa. O resultado da pesquisa apontou a importância da aplicação de métodos de custeio bem definidos, quais os métodos utilizados pela empresa entrevistada e sua influência no planejamento orçamentário; bem como a inevitável utilização dos sistemas integrados de gestão, os quais são utilizados pela contabilidade financeira e contabilidade gerencial. Também foi abordada, neste trabalho, a questão da ISO 14000, seu conceito e qual sua importância no funcionamento diário de uma empresa, seja indústria ou não. E por fim, um breve conhecimento do método Balanced Scorecard e sua influência na empresa.

Palavras chaves: Métodos de custeio, sustentabilidade e mercado de capitais.

ABSTRACT

This work aims to address the types of methods existing costs, the issue of sustainability in the industrial sector and the current situation in the capital market company GMC Indústria e Comércio Ltda., located in Rio Grande do Sul , in the city of Novo Hamburgo. To reach that goal we performed a quantitative study through field research with questionnaires in the company. The research result showed the importance of the application of well-defined costing methods, including the methods used by the company interviewed and their influence in budget planning, as well as the inevitable use of integrated management systems, which are used for financial accounting and accounting management. Was also addressed in this work, the issue of ISO 14000, its concept and what its importance in daily operation of a business, whether or not industry. And last, a brief knowledge of the Balanced Scorecard method and its influence on company.

Keywords: Costing methods, sustainability and capital markets.

SUMÁRIO

RESUMO 3

ABSTRACT 4

1. INTRODUÇÃO 6

2. CONHECENDO A EMPRESA 7

2.1 Sistemática da empresa 8

3. CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL DA GMC 10

4. ATUAÇÃO DA GMC NO MERCADO DE CAPITAIS 12

5. MÉTODOS DE CUSTOS 13

5.1 Método de custeio por absorção real e padrão 14

5.2 Método de custeio variável ou direto real e padrão 15

5.3 Custo padrão 16

5.3.1 Variações de preço e quantidade 18

5.3.2 Padrão de mão de obra direta 19

5.3.3 Variação de custos indiretos de fabricação 19

5.4 Custos ACB 20

6. MÉTODOS DE CUSTOS X GMC 23

7. BALANCED SCORECARD 25

8. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 27

8.1 Meios de gestão de qualidade – ISO 14000 27

CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS 32

1. INTRODUÇÃO

Temos conhecimento de muitas empresas pela região que atuam no ramo de componentes para calçados, mas para concorrer no mercado atualmente, não basta apenas querer abrir seu próprio negócio e sair produzindo. Antes de abrir uma empresa é necessário fazer estudos sobre a viabilidade e se o mercado está precisando de seus produtos. Se estes dois itens forem favoráveis, é hora de empenhar-se e trabalhar seguindo as leis impostas pelo Poder Público.

Mas será que é tão simples assim? A resposta é não. Administrar uma empresa é muito mais complicado do que parece ser. O gestor deve ter conhecimentos sobre o funcionamento de todos os setores da empresa, não apenas o de produção, como também o administrativo e financeiro. Deve ter ótimos conhecimentos em contabilidade e principalmente saber a importância dos métodos de custos, vital para o controle de gastos e obtenção de lucro.

Para entendermos melhor tudo isto, apresentamos o trabalho em questão, o qual foi realizado através do acompanhamento de uma empresa de Novo Hamburgo/RS, no ramo de componentes para calçados, a GMC Indústria e Comércio Ltda. Uma empresa que há dez anos atua na região suprindo a demanda de fábricas calçadistas, com a produção de solados em couro.

Para mostrarmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com