TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termodinamica: Condução Térmica

Artigo: Termodinamica: Condução Térmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Condução: quando, por exemplo, você esquenta uma extremidade de uma barra de ferro e fica segurando a outra extremidade, nota que a extremidade que você está segurando começa a esquentar também, aos poucos. Isso ocorre porque o calor é CONDUZIDO de uma extremidade a outra.

Convecção: Imagine uma panela de água no fogo. A água esquenta por ondas de convecção, pois, quando a parte mais inferior do líquido aquece, torna-se menos densa, invertendo de posição com a água fria, da parte de cima. Ou seja, a parte de baixo aquece, fica menos densa, e sobe. A parte fria passa a aquecer, então, no lugar da água já aquecida, e assim sucessivamente.

Radiação: É como a energia solar chega até a Terra. São ondas que se propagam a uma determinada velocidade.

Condução Térmica

Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as colisões e alterações das agitações térmicas; ressalta-se que não há transporte das partículas; há somente transmissão de energia térmica.

Colocando-se uma das extremidades de uma barra metálica numa chama e segurando-se a outra com a mão, sente-se que esta se torna cada vez mais quente, embora não esteja em contato direto com o fogo. Diz-se que o calor atinge o extremo mais frio da barra por CONDUÇÃO TÉRMICA através do material.

Convecção

A convecção térmica é um processo de transmissão em que a energia térmica é propagada mediante o transporte de matéria, havendo portanto, deslocamento de partículas; logo, a convecção é um fenômeno que só se processa em meios fluidos, ou seja, em líquidos e gases.

Exemplo

Em regiões litorâneas, durante o dia sopram brisas marítimas e à noite, brisas terrestres

noite, quando a temperatura do ar abaixa, a temperatura da terra também abaixa mais rapidamente do que a do mar. Durante a noite, a situação se inverte, o mar fica mais quente do que o continente e as correntes de convecção sopram da terra para o mar.

A grande concentração de poluentes na atmosfera provoca também uma diminuição da irradiação solar que chega até a superfície. Esse fato, juntamente com a fraca intensidade dos ventos em certos períodos, dá origem às inversões térmicas.

Irradiação

Diferentemente dos dois processos de propagação de calor estudados (condução e convecção térmica), a IRRADIAÇÃO TÉRMICA não necessita de meio material para transmitir a energia térmica. A energia térmica é transmitida através de ondas eletromagnéticas. A energia emitida por um corpo ou energia radiante propaga-se pelo espaço (inclusive no vácuo) até atingir outros corpos.

O calor que recebemos do Sol chega até nós por irradiação térmica, uma vez que entre o Sol e a Terra existe vácuo.

Todos os corpos aquecidos emitem radiações térmicas que, ao serem absorvidas por um outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura.

Estas radiações, assim como as ondas de rádio, a luz, os raios X etc., são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com