TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Chanfros e Suas Aplicações em Soldagem

Por:   •  5/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  10.987 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de chanfros e suas aplicações em soldagem

        Definição: Aberturas ou sulcos realizados na superfície das peças à serem unidas por soldagem, à fim de prepará-las para que após o processo de soldagem, possuam as características dimensionais, superficiais e resistência desejadas.

        O chanfro é projetado em função da espessura da peça, do material, do processo de soldagem à ser adotado, das dimensões da peça, da facilidade de acesso à região de solda e de todo fator que possa afetar as características finais da peça.

        Como o tipo e formato do chanfro dependem do formato da peça; antes de estudar chanfros, deve-se  definir o que são as juntas:

        -Junta é a região onde duas ou mais partes da peça são unidas pela operação de soldagem. Em seguida, alguns dos tipos mais comuns de juntas soldadas:

        [pic 1]

        Conhecendo os tipos mais comuns de juntas, nota-se que a definição do tipo de chanfro depende intimamente do tipo de junta. Com o tipo de junta definido, outros fatores, já citados anteriormente, definirão o tipo de chanfro mais adequado para cada aplicação. Em seguida, alguns dos principais tipos de chanfros utilizados em soldagem:

[pic 2]

        Como citado anteriormente, o formato do chanfro depende de vários fatores que influenciarão na qualidade da junta soldada. Para que o chanfro seja feito de forma correta, existem uma série de normas que instruem a forma correta de conferir um chanfro às partes componentes de uma junta soldada. Para interpretação destas normas, existe uma nomenclatura com uma série de termos que expressam as características dimensionais dos chanfros. Em seguida, temos alguns chanfros e juntas soldadas com os termos mais comuns:

[pic 3]

        Elementos de um Chanfro:

         - Encosto ou nariz (s) (nose, groove face): Parte não chanfrada de um componente da junta.

         - Abertura, folga ou fresta (f) (root opeming): Menor distância entre as peças a soldar.

         - Ângulo de abertura da junta (α) (groove angle)

         - Ângulo de chanfro (β) (bevel angle).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com