TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Cimento Cimento Portland Comum

Por:   •  12/8/2021  •  Artigo  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

CP I – Cimento Portland comum

O CP I é um tipo de cimento Portland sem nenhuma adição com exceção do gesso, que é utilizado somente como retardador da pega. Esse tipo de cimento é utilizado geralmente em obras em que não há exposição a ambientes desfavoráveis com a presença por exemplo de sulfatos do solo ou de águas subterrâneas.

Classe de resistência: 25 MPa

NBR  5.732 – Cimento Portland comum

CP I-S – Cimento Portland comum com adição

O CP-I-S é um tipo de cimento Portland com as mesmas características do CP-I porém com adição de no máximo 5% de material pozolânico em massa que garante uma menor permeabilidade a este tipo de cimento.

Classe de resistência: 25 MPa

NBR  5.732 – Cimento Portland comum

CP II-E – Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno

O CP II-E é um tipo de cimento usado quando há necessidade de que as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacados por sulfatos. O CP II-E é constituído de 94% à 66% de clinquer e gesso e de 6% à 34% de escória granulada de alto forno.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana

O CP II-Z é um cimento que geralmente é utilizado em obras marítimas, industriais e subterrâneas por conter de 6% a 14% de pozolana garantindo uma maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto produzido com este tipo de cimento.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP II-F – Cimento Portland composto com filer

O CP II-F é utilizado para várias aplicações como no preparo de argamassas de assentamento, argamassas de revestimento, estruturas de concreto armado, solo-cimento, pisos e pavimentos de concreto, etc. Este tipo de cimento é um composto constituído de 90% à 94% de clinquer e gesso e de 6% a 10% de material carbonático ou filer.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP III – Cimento Portland de alto forno

O CP III é um cimento que pode ser usado tanto na execução de obras de grande porte e agressividade como barragens, esgotos, pavimentação de estradas, pistas de aeroporto, quanto na aplicação de argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto armado, concreto protendido, projetado, rolado, dentre outros.

Este tipo de cimento contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição o que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além de baixo calor de hidratação.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 5.735 – Cimento Portland de alto-forno

CP IV – Cimento Portland Pozolânico

Este tipo de cimento é constituído de 15% a 50% de material pozolânico por isso é conhecido como Cimento Portland Pozolânico. O concreto produzido com este cimento, em relação ao concreto feito com Cimento Portland Comum, apresenta maior impermeabilidade, maior durabilidade e maior resistência mecânica à compressão à longo prazo. É geralmente utilizado para grandes volumes de concreto devido ao baixo calor de hidratação e em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos devido a sua baixa porosidade.

Classe de resistência: 25 e 32 MPa.

NBR 5.736 – Cimento Portland pozolânico

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial

O CP V-ARI é um dos tipos de cimentos que não contém adições em sua composição (em casos excepcionais pode conter até 5% de material carbonático). O que o difere do CP I é seu processo de dosagem e produção do clínquer. As alterações nas dosagens de calcário e argila na produção do clínquer garante ao CP V-ARI uma alta resistência inicial do concreto podendo atingir em torno de 26 Mpa de resistência já no primeiro dia de aplicação do concreto. É utilizado em obras tanto de pequeno porte quanto de grande porte em casos em que se torna necessária uma alta resistência inicial para desforma rápida dos elementos de concreto armado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com