TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da resistência à compressão do concreto utilizando diferentes tipos de cimento

Por:   •  31/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE VIÇOSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

WAGNER VICTOR DE ANDRADE CANDIDO

Estudo da resistência à compressão do concreto utilizando diferentes tipos de cimento

Projeto de pesquisa apresentado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa – FAVIÇOSA, para desenvolvimento junto ao Programa de Iniciação Científica por ela fomentado

Orientador: Klinger S. Rezende

VIÇOSA - MG

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA        1

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        1

3. OBJETIVOS        2

3.1. Objetivo Geral        2

3.2. Objetivos Específicos        2

4. MATERIAL E MÉTODOS        3

4.1. Tipo de pesquisa        3

4.2. Local da pesquisa        3

4.3. Amostragem        3

4.5. Metodologia a ser aplicada        4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES         5


1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Os concretos atuais são mais do que uma simples mistura de cimento, água e agregados. Normalmente, contêm adições minerais e aditivos químicos que conferem propriedades especiais, ou ainda, corrigem certas deficiências do cimento usado. Ao se produzir uma mistura de concreto, especialmente de alto desempenho, a primeira escolha a ser feita é quanto ao tipo de cimento a ser empregado, isto porque seu desempenho em termos de reologia e de comportamento mecânico torna-se um item crítico à medida que a resistência à compressão desejada aumenta. Assim, o cimento ainda é um material essencial para a produção do concreto.

Atualmente, a partir de um cimento comercialmente disponível, é possível obter um novo aglomerante hidráulico com características específicas para uma determinada utilização. Esse novo material pode ser composto com diversos constituintes, tais como clínquer, gipsita, escória de alto-forno, cinza volante, sílica ativa de ferro-silício ou silício metálico, cinza e sílica extraídas da casca de arroz, metacaulinita, terras diatomáceas, argilas calcinadas, pós de concreto reciclado, cerâmica moída, vidros, microfibras, fíler calcário etc.

Os diferentes tipos de cimento existentes não apresentam o mesmo desempenho quando se produz um concreto de alto desempenho. Alguns possuem um bom desempenho em termos de resistência mecânica, mas um inadequado comportamento reológico, o que dificulta o lançamento e o adensamento do material; outros apresentam um ótimo comportamento reológico, porém seu desempenho mecânico deixa a desejar. Assim, devido à grande variabilidade nas propriedades físicas e químicas do cimento, deve-se esperar que diferentes cimentos se comportem de maneiras distintas na presença de um mesmo aditivo.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O concreto hidráulico é um material de construção costituido por mistura de um aglomerante com um ou mais materiais inertes e água. Quando recem-misturado, deve oferecer condições tais de plasticidade que facilitem as operações de manuseio, indispensáveis ao lançamento nas formas, adquirindo, com o tempo, pelas reaçoes que então se processarem entre aglomerante e água, coesão e resistência.

Para obter um concreto durável, resistente, econômico e de bom aspecto, deverá o engenheiro estudar:

  1. As propriedades de cada  um dos materiais componentes;
  2. As propriedades do concreto e os fatores suscetíveis de alterá-las;
  3. O proporcionamento correto e a execução cuidadosa das misturas em cada um, a fim de obter as características ideais.
  4. Os meios de transportes, lançamento e adensamento compatíveis com a obra;
  5. O modo de execultar o controle do concreto durante a preparação e apos o endurecimento, a fim de capacitar-se do atendimento das características exigidas, tomando os cuidados devidos em caso contrário.

Um fator a ser posto em evidência é a uniformidade. É preferível contar sempre com um produto de qualidade média do que com um que oscile de ótimo para regular (PETRUCCI, 2005).

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a influência do tipo de cimento sobre o desempenho de concretos convencionais, aplicados na construção civil, por meio da determinação das propriedades tanto no estado fresco (índice de fluidez e reologia) quanto no estado endurecido (resistência mecânica e módulo de elasticidade).

3.2. Objetivos Específicos

São objetivos específicos do trabalho:

  • Realizar uma dosagem experimental para se definir o traço a ser utilizado;
  • Realizar caracterização física dos quatro tipos de cimentos a serem utilizados;
  • Realizar ensaios de resistência à compressão simples e à tração nos concretos produzidos a partir dos diferentes cimentos, aos 3, 7, 28, 90 e 300 dias.

4. MATERIAL E MÉTODOS

4.1. Tipo de pesquisa

Este trabalho será uma pesquisa de laboratório, baseada no estudo da influência dos cimentos comerciais brasileiros sobre as propriedades de concretos com eles produzidos.Para verificar a influência do cimento sobre o comportamento de concretos de alto desempenho, quatro tipos de cimentos distintos foram utilizados: CP II E 32 - Cimento Portland Composto com Escória de Alto Forno – Classe 32 MPa, CP III - Cimento Portland de Alto-forno, Classe 32 MPa, CP IV - Cimento Portland Pozolânico - Classe 32 MPa , CPV - Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (ARI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com