TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Por:   •  19/9/2018  •  Dissertação  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Tipos de manutenção de maquinas e equipamentos

Aluno: João Pedro da Silva

Curso: Técnico em mineração

Disciplina: Maquinas e equipamentos


INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento a partir da revolução industrial, diversas máquinas e equipamentos passaram a ser produzidos em larga escala, com equipamentos que por muitas vezes apresentavam falhas ou superdimensionados. Apesar de satisfazerem as necessidades produtivas daquela época, era constante o emprego de manutenções corretivas devido as peças que se quebravam.

Com a globalização a competitividade se tornou maior entre as organizações, nesse cenário a manutenção tem mostrado ser parte fundamental nas estratégias para alcançar resultados superiores em relação as outras empresas, uma vez que a produção sem atrasos é o verdadeiro objetivo das mesmas. A manutenção desempenhada de forma integrada com as demais ações dos processos produtivos favorece a produção tornando a organização competitiva no mercado.


TIPOS DE MANUTENÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS

A manutenção é um ramo da mecânica que busca a prevenção e solução dos mais diversos problemas acarretados por componentes mecânicos. Se tratando do atual cenário de competitividade, onde a produção muitas vezes acontecesse de modo intermitente ou com pausas mínimas programadas para configuração e manutenção, a manutenção pode ser ponto decisivo para o desenvolvimento de uma organização.

O objetivo da manutenção é reduzir custos para organização, evitar paradas dos sistemas de produção e consequentemente aumentar a qualidade de todo os processos, elevar o tempo de vida útil de máquinas e equipamentos e aumentar os indicadores de segurança. Essa descrição evidencia a preocupação quanto ao tempo de utilização dos equipamentos, para que estejam o maior tempo possível disponíveis para o trabalho e não seja tantas vezes retirado para a manutenção.

Uma definição de manutenção preocupada também com a qualidade quando se afirmam que a atividade de manutenção precisa ser eficaz ao invés de apenas eficiente. Sendo assim, a manutenção não deve buscar apenas em reparar um equipamento que está em falha o mais rápido possível, mas deve também zelar e executar sua função de modo que prolongue sua vida útil se seja capaz de reduzir os riscos de falhas durante seu período operacional.

Sendo assim, a manutenção vai além da simples troca de peças quebradas por novas, como também contempla a gestão e controle de todo o processo. Uma correta compreensão dos tipos de manutenção e o exímio em sua execução é capaz de permitir uma maior durabilidade do equipamento, prolongar seu tempo útil, ao mesmo tempo que permite o emprego de indicadores de controle.

TIPOS DE MANUTENÇÃO

Os tipos de manutenção podem ser descritos como os métodos capazes de promover a solução para os demais equipamentos mecânicos que apresentam falha. Uma mesma máquina ou equipamento pode apresentar um ou mais possíveis meios de manutenção e controle do mesmo, cabendo ao responsável analisar qual deles se enquadra para cada situação.

Ainda sobre os tipos de manutenção, elas podem se classificar entre planejadas e não planejadas, cada qual com suas respectivas características.

Neste trabalho serão abordadas as três principais medidas de manutenção de sistemas mecânicos: Manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Cada qual deles possui seus respectivos conceitos, bem como qualidades que os destacam dos demais, tornando muitas vezes mais viáveis do que outros para cada necessidade de manutenção ou o controle da mesma.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é uma das medidas de reparo para equipamentos e máquinas, com o princípio de restaurar as condições iniciais e ideais, eliminando o problema diretamente em sua causa. Considerada uma das manutenções mais empregada nas organizações, esse tipo de manutenção é empregue em todo e qualquer nível de planejamento e controle de manutenção.

A manutenção corretiva é feita em duas situações que podem ser consideradas distintas, a primeira delas é o momento em que ocorre a falha efetiva do equipamento onde o mesmo deixa de exercer suas funções. Já a segunda forma que exige a manutenção corretiva é quando o equipamento se encontra ainda em funcionamento, porém, com seus níveis de funcionamento inferior ao habitual, ao qual se encontra em um momento próximo ao de quebra.

Quanto ao método de manutenção corretiva aplicada, há duas fases na manutenção corretiva, uma delas a de manutenção corretiva planejada e a segunda sendo a manutenção corretiva não planejada.

 

  • A manutenção corretiva não planejada é a correção de uma falha inesperada que ocorre sem quaisquer planejamento ou monitoramento, muitas das vezes atingindo aos usuários de forma inesperada. Esse tipo de reforma é a mais cara dentre as duas, pois como a quebra do equipamento ocorre sem quaisquer planejamento, pode ocorrer em um período de pico de trabalho ou em que a urgência da reposição da peça podem se tornar dispendiosas quanto a valores e transporte rápido.
  • A manutenção corretiva não planejada, por sua vez é definida como uma análise completa da máquina antes da sua completa quebra, e já é esperada. Algumas empresas optam por esse tipo de manutenção por exigirem constante produção da máquina ou equipamento, nesses casos já se espera a quebra do equipamento, e a empresa já está de prontidão com as peças necessárias e equipe técnica responsável para que no momento da falha seja reparada.

Desse modo, é possível vislumbrar dois lados de um mesmo conceito, o primeiro onde há a quebra inesperado do equipamento, e o segundo onde já se optam pela sua quebra do que as manutenções corretivas. Ambos são cuidadosamente analisados para distintas situações e exigem um nível de perícia da equipe técnica responsável para um pleno funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com