TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Mina a Céu Aberto

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Requelme (2012, et.al) entende que a mineração é uma atividade de extração de substâncias minerais concentradas em solo e subsolo, podendo estas se encontrar no estado sólido como o carvão, líquido como o petróleo e gasoso como o gás natural. Aguns metais se encontram em combinações químicas dentro dos minerais, então da definição de mineração pode-se acrescentar:

[..] a mineração é entendida como uma atividade de lavra e concentração de minérios, num sentido mais amplo, é uma atividade econômica designada como indústria extrativa mineral ou indústria de produtos minerais. (REQUELME, et. al., 2012, p. 01).

Um projeto de mineração consta de quatro fases: a primeira é a prospecção, onde há a procura de áreas que possuam potencial para o descobrimento de um depósito mineral com valor econômico, a segunda é a comprovação de que a substância mineral realmente possui valor econômico e é viável à exploração, ou seja, fazer o estudo geral do corpo, a terceira fase consiste de todos os trabalhos para preparar a área para a lavra em si, desde o “desmatamento” do material que recobre o minério, abertura de vias para acessar o material de interesse, até a drenagem da cava para iniciar a lavra e por fim a extração em si do minério, onde será necessário definir que tipo de extração será realizado, ou seja, o método de lavra. Desta forma, é possível observar que assim como todas as etapas citadas, a maneira no qual o minério será extraído é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento mineiro.

O método ou métodos de explotação escolhidos para a lavra do depósito mineral, são basicamente determinados pelas características do próprio depósito mineral, e os limites impostos pela segurança, tecnologia, preocupações ambientais e economia. Condições geológicas, como o mergulho, forma e potência do minério encaixante, também, desempenham papel importante na escolha do método de explotação. (REQUELME, 2012, p. 08).

Tal indústria é caracterizada como indústria de base, ou seja, fornece a matéria prima para a indústria de transformação para que esta produza bens essenciais ao conforto, segurança e higiene do homem, então fazendo uma análise rápida e sucinta, é fácil dizer o porquê de a mineração ser tão fundamental para a humanidade: sem esta não seria possível o desenvolvimento tecnológico e da sociedade em si, haja vista que esta atividade se encontra no cotidiano das pessoas, das roupas que se vestem, aos edifícios que se habitam.

1.1. OBJETIVO PRINCIPAL

• Este trabalho teve por objetivo uma análise dos métodos de lavra presentes num empreendimento de mineração.

1.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

• Para atingir o objetivo principal foi feito:

a) Explanação do que é a mineração e sua evolução;

b) As fases envolvidas nesta indústria;

c) Fatores que influenciam a escolha do método de explotação.

2. A EVOLUÇÃO DA MINERAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO

A mineração, segundo estudiosos, surgiu em sua forma mais simples há aproximadamente 450 mil anos e pode ser considerada a segunda atividade industrial mais antiga, após a agicultura. Os minerais dispertam o interesse da humanidade desde os primordios, como explica Curi:

Os dados arqueológicos mostram que, desde a Antiguidade, o homem se interessou pelos materiais geológicos, vendo nestes qualidades estéticas ou procurando neles propriedades físico-mecânica. [...]. A pedra, por ser resistente e útil, predominava entre as ferramentas usadas nas tarefas diárias. Uma vez selecionadas por meio de afloramentos, removiam-se as lascas para a obtenção de bordas afiadas. Milhares de utensílios de pedra da Antiguidade foram e vêm sendo encontrados. [...]. Os pigmentos usados nas pinturas rupestres dos homens da Pré-História são constituídos de substâncias minerais como a hematita (pigmento vermelho) e a pirolusita (pigmento preto). (CURI, 2014, pg. 9 – 10).

Sua evolução se deu inicio a partir da idade da pedra, onde o homem se utilizou de minerais resistentes para a fabricação de armas primitivas como machadinhas e flechas. A utilização como adorno pessoal e ornamentação começa a ser observada nas civilizações mais remotas do oriente e do egito. Estes artefatos possuim diversas aplicações até a difusão do uso do metal.

A partir deste momento surge a idade do bronze (4000 a.c. – 1500 a.c.) e do ferro (1500 a.c. – 1780 d.c.), onde o homem inicia a utilização destes metais na sua forma dita nativa, e com o passar dos anos começa a descobrir maneiras de extrair estes elementos dos minerais nos quais estão associados, aplicando-os na fabricação de armas, instrumentos de trabalho e ornamentos, como podia ser observado nas redes de canalização, com a presença de chumbo, e ligas metálicas produzidas pelos técnicos metalúrgicos na roma antiga.

Ao que se tange a ciência dos jazimentos minerais úteis, existem registros referentes a estes trabalhos que datam 2000 anos,como alguns papiros referentes a exploração de ouro e turquesa no antigo egito.

Figura 3.1 – Carta do jazimento aurífero de Djebel-Elba, no egito.

Fonte: Curi (2014, p. 11). . (A) Monte onde se lavava o ouro; (B) Lugar de coleta do ouro lavado; (C) Vila dos mineiros e templo de Ammon; (M) Vale; (N) Caminho das montanhas de acesso às rotas do mar Vermelho; (K) Curso de água; (J) Monumento dedicado ao faraó Seti I, organizador da extração de ouro no local.

Entre inumeras obras registradas ao longo da história, a contribuição do naturalista Avicena (980 a.c. – 1037 a.c.) foi notável, este classificou os corpos minerais em: (1) pedras, (2) corpos fundíveis ou metálicos, (3) substâncias sulfúricas (combustíveis) e (4) sais. Da época renascentista as obras de destaque são as de Agrícola, sobre tudo o livro De re mettalica (1556), onde é o primeiro a distinguir mineral de rocha além de examinar de maneira correta os processos de lavra, e a influência de alterações presentes no meio rochoso. Com a revolução industrial, o uso de bens minerais se fez cada vez mais necessário onde estudiosos como Mikhail Lomonossov descrevem de maneira cada vez mais exata as metodologias de exploração de minerais, ao passo que também apresentam teorias inovadoras à mineração. Nos últimos dois séculos avanços tecnológicos permitiram a extração em massa das substâncias, como a criação dos explosivos, permitindo a detonação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com