TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de fundações mais utilizadas em engenharia civil

Artigo: Tipos de fundações mais utilizadas em engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O presente trabalho apresenta de forma sintetizada os tipos de fundações mais utilizados na construção civil trazendo uma breve explicação em torno de cada tipo de execução, e processo de implantação.

Desta forma leva ao conhecimento dos interessados as principais características, ainda que conceituais dos tipos de fundação, além de listar algumas vantagens e desvantagens na utilização de cada solução.

O artigo é aqui apresentado com o objetivo principal de dar clareza ao leitor sobre as possibilidades de fundações disponíveis para os mais diversos tipos de estruturas, ainda que despojado de minúcias técnicas ou dados comparativos entre as alternativas apresentadas.

Palavras-chave: Fundação direta. Fundação indireta. Sapatas. Blocos. Estacas.

Introdução

Devido a crescente busca pela melhoria dos processos de fabricação e desenvolvimento de novos produtos impostas pelo mercado, a indústria siderúrgica necessita sistematicamente melhorar suas instalações com o objetivo de se manter competitiva em sua atividade. Além deste cenário, sabe-se que periodicamente são necessárias intervenções de manutenção nas linhas de produção.

Seja qual for a natureza do investimento, tudo depende do custo de implantação e de operação do mesmo, que por sua vez é obtido numa fase conceitual de projetos.

Diante dos tais fatos, o conhecimento dos recursos técnicos disponíveis pode ajudar na escolha da solução mais indicada para um determinado caso, evitando que no futuro haja um desvio na previsão dos custos em função da solução considerada no início ser tecnicamente inadequada.

Definição

Fundação é o elemento estrutural que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.

“Todas as estruturas de engenharia têm de ser suportadas, de alguma maneira, pelos materiais que formam a parte superior da crosta terrestre. Existe, portanto, uma conexão inevitável entre as condições geológicas e o projeto de fundações”

Lagget, 1962

Escolha do tipo de fundação

Para escolha adequada do tipo de fundação a ser utilizada é necessário levar em consideração:

• Pesquisa de subsolo adequada (sondagem);

• Conhecimento dos esforços atuantes sobre a edificação ou elemento estrutural;

• Fundação adequada ao tipo de solo e suas características;

• Equipamentos e mão de obra disponível;

• Custo e tempo de execução;

Tipos de fundações

As fundações podem ser classificadas como diretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com