TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de radioatividade

Artigo: Tipos de radioatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  Artigo  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

RADIOATIVIDADE

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas betas e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, radio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becqueril em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.

A radioatividade pode ser:

 Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.

 Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL

Produz-se a radioatividade induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta pelo casal “Joliot-Curie” (Frederick e Irene Joliot-Curie), bombardeando núcleos de boro e alumínio com partículas alfa. Observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor das partículas alfa. O estudo da radioatividade permitiu um maior conhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou seja, a transformação de elementos em elementos diferentes. Inclusive o sonho dos alquimistas de transformar outros elementos em ouro se tornou realidade, mesmo que o processo economicamente não seja rentável.

CLASSES DE RADIAÇÃO

Comprovou-se que a radiação pode ser de três classes diferentes:

PARTICULA ALFA

São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por dois nêutrons e dois prótons (núcleo de hélio). São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando uns radioisótopos (que possui núcleo instável) emitem uma partícula alfa, seu número de massa (A) diminui quatro unidades e o seu nº atômico diminui duas unidades.

Foi observada pela primeira vez por Ernest Rutherford em 1898.

PARTICULA BETA

São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Estas partículas têm a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo (ver "Leis de Soddy e Fajans" abaixo para uma melhor interpretação de "desintegração"). É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com