TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de sistemas de conhecimento integrados

Ensaio: Tipos de sistemas de conhecimento integrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Ensaio  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 8

10.9 O que é um sistema de apoio à decisão em grupo (SADG)? Como funciona? Quais problemas resolve?

São sistemas que permitem uma melhor tomada de decisão quando há um conjunto de profissionais, estejam eles no mesmo local ou não. Os SADG’s são utilizados em salas de conferência equipadas com hardware e software necessário. Os colaboradores interagem entre si simultaneamente. Há uma documentação da ideias propostas durante o evento. Pode existir um mediador para organizar e conduzir a reunião. Graças aeste tipo de sistema é possível aumentar significativamente o número de participantes na reunião; a questão da simultaneidade é bem vantajosa, elevando a produtividade; o anonimato também permite um melhor desempenho da reunião; e a documentação é de grande utilidade para que não participantes possam depois analisar os resultados.

10.10 Defina sistema especialista, descreva como ele funciona e explique seu valor para a empresa.

São sistemas de apoio à decisão com a particularidade de tratar de assuntos que exigem conhecimentos específicos. Estes sistemas capturam o conhecimento humano com relação a uma situação particular. A partir dessas informações o sistema tem a capacidade de executar, ainda que limitadamente, uma quantidade de tarefas. Tais tarefas muitas vezes seriam caras ou escassas se tratando de profissionais.

10.11 O que é raciocínio baseado em casos? Como ele se diferencia de um sistema especialista?

O raciocínio baseado em casos tem relação com os conhecimentos coletivos, ao contrário dos sistemas especialistas que se baseiam no conhecimento de apenas um especialista. O raciocínio baseado em casos consiste no armazenamento do conhecimento coletivo a partir de experiências passadas. Este sistema busca casos semelhantes ao caso em questão. Sucessos e fracassos obtidos em determinadas tentativas são também armazenadas para melhorar o desempenho nas próximas vezes.

10.12 O que é uma rede neural? Como funciona? Como as redes neurais podem beneficiar as empresas?

São sistemas utilizados para resolverproblemas complexos e que não foram totalmente compreendidos, sobre os quais muitos dados já foram coletados. Estas redes filtram os dados, procuram relações entre esses dados e constroem modelos a partir deles. Com várias revisões em cima dos modelos gerados, as redes neurais possuem a capacidade de, muitas vezes, corrigir seus próprios erros. Em diversas áreas as redes neurais estão sendo adotadas, não como substitutas dos sistemas de auxílio à decisões humanos, mas como auxiliares. Elas atacam, por exemplo, problemas de classificação de padrões. Na área financeira pode servir para análise, controle e otimização.

10.13 Defina e escreva lógica difusa, algoritmos genéticos e agentes inteligente. Como cada um deles funciona? A qual tipo de problema cada um é mais adequado?

Lógica difusa é a tecnologia utilizada baseada em regras que representa tal imprecisão criando regras que utilizam valores aproximados ou subjetivos. Algoritmos genéticos é um método baseado em como os organismos vivos se adaptam ao seu ambiente, são programados para funcionar do mesmo modo pelo qual as populações resolvem seus problemas. Agentes inteligentes são programas de softwares que trabalham na retaguarda sem intervenção humana direta, executando tarefas específicas repetitivas e previsíveis para um único usuário, processos de negócios ou software privativo.

Lógica difusa funciona descrevendo um processo ou fenômeno particular lingüisticamente e, depois, representa essa descrição em um pequeno número de regras flexíveis utilizada em problemas queexigem conhecimento técnico difíceis de representar rígidas regras se - então.

Algoritmos genéticos funcionam representando informações como cadeias de 0 e 1. Uma solução possível pode ser representada por uma longa cadeia desses dígitos. Servem para encontrar a solução ideal de um problema específico após o exame de um imenso número de soluções alternativas.

Agentes inteligentes utilizam uma base de conhecimento embutida ou aprendida para realizar tarefas do interesse do usuário. Ajuda empresas e tomadores de decisão a navegar por grandes quantidades de dados, a fim de localizar e empregar informações consideradas importantes.

10.14 O que é gestão do conhecimento? Como ela promove a aprendizagem organizacional? Por que é de grande interesse para as empresas?

Gestão do conhecimento é um conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento. Aumenta a capacidade de organização de aprender com seu ambiente, incorporar conhecimento a seus processos de negócio e a sua tomada de decisão. Porque melhoram a qualidade e utilização do conhecimento usado no processo de tomada de decisão.

10.15 Defina e descreva os vários tipos de sistemas integrados de conhecimento. Como eles trazem valor às empresas?

SGIC lidam com três tipos de conhecimento. Tais sistemas são de uso geral e abrangem a empresa inteira, coletando, armazenando, distribuindo e aplicando conteúdo e conhecimentos digitais.

Sistema de conhecimento estruturado: É o conhecimento estruturado é o conhecimentoexplicito constante de documentos formais, bem como o de regras formais que as organizações formulam após observar especialistas e seu comportamento de tomada de decisão. Os SCE realizam as tarefas de implantar a etiquetagem, fazer a interface com os bancos de dados corporativos em que os documentos são armazenados e criar o ambiente de portal integrado no qual os funcionários possam procurar o conhecimento corporativo.

Sistemas de conhecimento semi-estruturado: A informação semi-estruturada é toda informação digital que uma empresa não consta de um documento ou relatório formal. Com os SCSE as empresas localizam, armazenam e organizam documentos semi-estruturados, assim como tradicionais mais estruturados.

Sistemas de redes de conhecimento: Tratam do problema que surge quando o conhecimento apropriado não se encontra na forma com o documento digital, e sim reside na memória de especialistas dentro da empresa. O sistema de redes de conhecimento, proporcionam uma lista online de pessoas, dentro da organização,

especialistas em domínios de conhecimento bem definidos; além disso, usam tecnologia de comunicação para que os funcionários possam facilmente encontrar um especialista apropriado na empresa.

10.16 Descreva o papel das seguintes ferramentas na gestão do conhecimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com