TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade anhanguera de anápolis

Curso de engenharia de produção

Lorena Gomes de Souza - 3227010265

Disciplina: Trabalho de conclusão de curso I

Anápolis – GO

2015

Lorena Gomes de Souza - 3227010265

Disciplina: Trabalho de conclusão de curso I

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis, como parte das exigências do programa de formação acadêmica.

Professor: Lilian Carneiro Souza

Anápolis - GO

2015

Sumário

1 - Introdução

O mercado de trabalho ficou mais exigente a partir da globalização , a empresa que conseguir mais qualidade nos seus produtos que vai conseguir conquistar os clientes .

As organizações precisam aliar preços baixos , sustentabilidade e responsabilidade social buscando a qualidade total para o seu permanecimento no mercado .

Para conseguir a certificação dos produtos  e serviços as empresas necessitam fazer algumas mudanças , buscando ferramentas as quais vão proporcionar melhorias , qualidade , bem-estar e um melhor ambiente de trabalho para todos, chegando a qualidade total de seus produtos e serviços

O mercado esta muito exigente e as empresas precisam ter algum diferencial para conquistarem os clientes. Para isso tem que ser feito um trabalho onde todos da organização participem.

2 - Metodologia

2.1 - Estudo de Caso

No estudo de caso é pesquisado um tema, tanto pode ser por pesquisas bibliográficas , um estudo de campo onde pode ser também estudado o método qualitativo . O importante é que com essas pesquisas consigamos aprimorar nossos conhecimentos . Deve-se ter bastante disciplina para se conseguir conduzir o estudo da maneira correta afim de que não se perca no meio do caminho e consiga bons resultados. Com o estudo de caso conseguimos compreender fenômenos sociais complexos. No estudo de caso deve-se seguir as seguintes etapas:

  • Coleta de dados;
  • Análise;
  • Apresentação dos resultados.

A essência de um estudo de caso, a principal tendência em todos os tipos de estudo de caso, é que ela tenta esclarecer uma decisão ou um conjunto de decisões: o motivo pelo qual foram tomadas, como foram implementadas e com quais resultados. (Schramm, 1971, grifo nosso)

O propósito é estabelecer uma estrutura de discussão e debate dos estudantes, o estudo de caso esta  sendo cada vez mais utilizado como ferramenta de pesquisa. Devemos conhecer a fundo o tema pesquisado para que seja convincente ao apresentar.

2.2 - Visita in Loco

A visita in loco é conhecer o local pesquisado em todos os campos , observando todos os pontos desejados.

2.3 - Entrevista

A entrevista deve ser dirigida de forma simples, onde o entrevistado fique a vontade afim de que se sinta como em uma conversa informal , onde você consegui todas as respostas desejadas .

3 - O programa 5s e suas influencias

3.1 -  Conceito de 5s

A metodologia do senso 5s foi criada por Kaoru Ishikawa , que nasceu em 13 de Julho de 1915 em Toquio no Japão e faleceu em 16 de Abril de 1989 , graduado em química  aplicada pela universidade de Tóquio doutorando-se vários anos depois em 1960. Foi professor e consultor de empresas , foi o engenheiro do controle de qualidade teórico da administração da companhia japonesa. Premiado com a medalha Shewhart (condecoração da American Society for Quality , concedida anualmente desde 1948 em memória de Walter A. Shewhart o pai do controle estatístico de qualidade é destinado a trabalhos de destaque na teoria , princípios e técnicas no campo no controle de qualidade moderna ). Após o Japão ser devastado com o ataque americano na segunda guerra mundial precisou-se desenvolver ferramentas afim de que o país conseguisse se reerguer. Foi desenvolvido uma ferramenta chamada 5s o qual ajudou o Japão não só a se reerguer , mais melhorando a qualidade de  seus produtos que ficaram conhecidos no mundo todo pela sua qualidade total;

“O 5S é uma técnica japonesa, um estilo de vida, um jeito especial de viver” (ARAÚJO, 1997, p. 98).

O conceito do método do 5s possui como base as iniciais de cinco palavras japonesas , as quais iniciam-se com a letra S e formam o programa. São elas: Seiri,Seiton,Seiso,Seiketsu e Shitsuke . Que em português significam os 5 sensos.

Para Ribeiro (1994), o 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total.

o Programa dos Cinco Sensos visa à melhoria da nossa qualidade de vida, através da prática de ações consideradas óbvias e que nos possibilitarão mudarmos para melhor a nossa vida em todos os ambiente que frequentamos. (1997 apud PASQUALINI, 2008, p. 9),

Segundo Pasqualini (2008), é necessário esclarecer o que são e como devem ser conduzidos os Cinco Sensos para que se obtenha sucesso em sua implantação.

- Seiri - Senso de utilização

Significa evitar o desnecessário , verificando o que você realmente vai precisar e retirando o desnecessário . O que você não for precisar verifique se alguém utilizara caso ninguém necessite descarte. Fazendo assim você conseguira um ambiente organizado onde sobrara espaço para algo novo.

Alguns resultados são evidenciados imediatamente:

  • Mais espaço ;
  • Fácil manutenção;
  • Melhor  controle de estoque;

- Seiton - Senso de Organização

Pode-se dizer que é ter todas as coisas disponíveis na hora em que se deseja , de fácil acesso sem perca de tempo . É literalmente arrumar tudo . Para que tenha um melhor resultado é necessário que coloque etiquetas para facilitar a identificação e mesmo para organização , colocar prateleiras onde for necessário e que tudo esteja próximo de seu acesso e cada coisa no seu devido lugar .

Fazendo assim você conseguira:

  • Ganho de tempo;
  • Fácil acesso as ferramentas;
  • Menos risco de acidentes;

- Seiso - Senso de Limpeza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com