TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  5.693 Palavras (23 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 23

1 –

Tecnologia: Mattos e Guimarães (2005) relatam que a tecnologia é o conjunto organizado de todos os conhecimentos – científicos, empíricos, ou intuitivos – empregados na produção e na comercialização de bens e de serviços. (Perrini, 2011 p.2).

Inovação: É explorar novas idéias, ou readequar as idéias de outros, de maneira única e/ou original de modo que o resultado deste processo seja o desejado pelo seu idealizador. (Scaramuzza, 2009, p.1).

Empreendorismo: De acordo com Sarkar(2008), Schumpeter identifica o empreendedor como aquele que põe em pratica uma inovação no contexto de negócios. (Scaramuzza, 2009, p.16).

A tecnologia é certamente uma palavra intrigante para os amantes da inovação e criatividade. Mas, enquanto o uso da tecnologia é tão antigo quanto o próprio homem, o entendimento do seu significado ainda é diverso. De um lado, muitos ligam a origem da palavra tecnologia à habilidade ou a ideia de se alterar a natureza, isto é, a capacidade humana de transformar o seu meio ambiente, o próprio espaço em que vive; Já de outro lado, alguns dicionários mais modernos definem a tecnologia como mesmo o conjunto de conhecimento ou de princípios aplicáveis em um determinado ramo da atividade humana.

Composta de aparelhos ou ideias a tecnologia se tornou indispensável. E, junto com o empreendedorismo, tem marcado a nossa era. Tecnologia e empreendedorismo são praticamente inseparáveis. E o poder desta relação é tamanho que quase não conseguimos pensar um sem o outro. A história da criação se mistura com a do criador, já não pensamos em Iphone sem Steve Jobs ou em Microsoft sem Bill Gates ou ainda no Facebook sem Mark Zunkeberg. No entanto, a forma como entendemos a tecnologia pode afetar e muito a maneira como fazemos uso dela e a nossa proximidade do sucesso ou fracasso.

Como a tecnologia pode acelerar o desenvolvimento de ideias e projetos

No decorrer da história, a tecnologia tem sido considerada como um meio e não fim. Só mais recentemente é que ela se tornou um produto final. Embora contraditória a primeira vista, esta afirmação é muito útil quando pensamos em empreendedores e consumidores. Pois seu uso é o que acaba determinado quem somos nesta relação. Se consumimos tecnologia como fim nela mesma, somos consumidores, mas se a utilizamos para satisfazer outras necessidades, tanto nossas quanto de terceiros, já passamos a vê-la como empreendedores.

Isto acontece porquê o empreendedor vê a tecnologia como um atalho, um acelerador ou mesmo um catalisador para algum processo ou trabalho. Por exemplo, usamos o computador para enviar mensagens mais rápido, nos comunicar mais rápido e até para ter acesso a entretenimento mais rápido. Mas mesmo esta função aceleradora da tecnologia tem seus lados negativos.

Já vimos que a tecnologia tem o poder de acelerar processos mas, neste sentido, precisamos lembrar que nisto ela não faz distinção do que é bom ou ruim, do que é proveitoso ou perigoso. Isto é, a tecnologia pode tanto acelerar o progresso quanto o fracasso, tanto o lucro quanto o prejuízo, e assim por diante. Quem não conhece alguém que usou o Facebook para fechar um grande negócio, ou que tenha usado o Facebook para fracassar em uma prova? Como a tecnologia, o Facebook acelera a comunicacão mas não garante resultados positivos, no final, é o nosso uso dele que determina que tipo de resultados terá.

Como conhecer bem uma tecnologia pode tornar um empreendedor um sucesso

Empreendedores de sucesso são antes de tudo pessoas que sabem o que querem alcançar. Assim sendo, não medem esforços para se cercarem da tecnologia certa na hora que precisam. Um destes esforços é aprender sobre a tecnologia que utilizam. É verdade que, como empreendedores não precisamos ser especialistas em cada pequena tecnologia que nos cerca, mas precisamos saber o suficiente para executarmos uma das tarefas mais importantes de qualquer empreendimento: a comunicação.

Falhas na comunicação podem ser mortais para negócios inteiros. E não importa qual seja sua área de atuação: artes, negócios, empreendimentos ou lazer, todos podem se beneficiar muito do aprendizado sobre tecnologias relacionadas à sua área de atuação. Para visualizarmos isto, imaginemos dois ilustradores habilidosos. O primeiro deles não sabe nada sobre publicação digital, já o segundo conhece alguns programas, princípios e características deste processo de impressões. Embora nenhum deles vá imprimir seus próprios trabalhos, não é difícil imaginar quem tem mais chances de se comunicar melhor com os profissionais que farão a diagramação e impressão do serviço

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/04/18/a-relacao-entre-tecnologia-e-empreendedorismo/

O Design no Universo das MPEs

Por Ary Scapin - Consultor do Sebrae-SP

As Micro e Pequenas Empresas e seus desafios

O universo das micro e pequenas empresas no Brasil é bastante diversificado, possibilita um grande número de oportunidades a novos empresários e ocupa um lugar de destaque na economia do país. Ocorre, porém, que este universo é fragilizado em decorrência das razões que levam as pessoas a empreenderem, fato determinante para o sucesso dos negócios.

Empreender por necessidade é uma das grandes razões de pessoas se aventurarem no mundo dos negócios e isso, com algumas exceções, pode decorrer em empresas sem capital compatível com o porte do negócio, sem planejamento estratégico que direcione a competitividade dos empreendimentos e sem o devido preparo de seus proprietários, o que acarreta na morte prematura dos empreendimentos.

O cenário exposto acima é real, mas atualmente segue uma tendência positiva de reversão gradativa desse quadro com a mudança de postura de empresários frente à grande oferta no mercado de produtos e serviços específicos para torná-los aptos a enfrentar as exigências de um mercado composto por consumidores exigentes e conscientes de seus direitos. No papel de auxílio aos empresários está o SEBRAE que, com um corpo técnico qualificado e especializado, disponibiliza produtos e serviços com o intuito de ampliar o potencial de competitividade das micro e pequenas empresas, colaborando para que as empresas e seus proprietários se tornem profissionais capacitados e aptos a atuarem no mercado mundial, exigente e volátil, uma vez que devemos considerar as mudanças constantes no comportamento do consumidor.

Competitividade para a pequena e micro empresa, em um mundo globalizado, requer empenho do empresário no que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com