TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTÓRIA DAS COISAS- RESUMO

A economia dos materiais se divide em varias etapas, que são: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo. Mas esse sistema está em crise, pois este , é considerado um sistema linear.

Dentre as varias etapas a primeira é considerada um fator limitante, pois estamos lidando com matéria prima/recursos naturais. A medida que a taxa de natalidade aumenta sem nenhum tipo de controle, principalmente nos países mais carentes, a necessidade de matéria prima/recursos naturais para fabricação de roupas, etc. cresce também. Esse não é o problema em fato, o real problema é a produção em excesso(quando há uma produção “exagerada”).

Após a extração, vamos à etapa de produção, onde esses recursos naturais misturados com vários produtos químicos se tornam os produtos que temos em nossas casas(produto final), que não deixam de possuir uma quantidade significativa de tóxicos em nossa vida em geral(escolas, carros, roupas, etc.). O publico que mais sofre com essa imensa quantidade de toxicos são os trabalhadores, que ficam em contato direto com estes produtos , podendo assim passar geneticamente para seus filhos, netos, etc. Mas o que este vídeo está tentando nos contar , é que quanto mais produtos nas lojas, mais temos que produzir, e mais poluição na atmosfera, e nos rio teremos.

Passada a fase de produção, os produtos vão para a fase de distribuição, onde a mídia,  associada ao forte marketing das atuais empresas e o governo, nos estimulam a comprar, comprar e comprar... Onde parece que, mesmo quando não precisamos de determinado produto, somos fortemente influenciados por estes anúncios, e acabamos no fim das contas comprando o novo produto,esse ato é chamado de obsolescência perceptiva que já está em outra fase, que é a fase de consumação. Na fase de consumação podemos definir como: compramos o produto, consumimos este determinado produto por um determinado tempo, presenciamos lançamentos de novos produtos, com uma melhor qualidade, compramos esse novo produto, pois o anterior era inferior no que se diz respeito à qualidade, e novos produtos são lançados novamente, etc.

Com o passar dos anos esse “ciclo” nos leva a ficarmos supersaturados de entulhos fazendo assim que produzimos mais lixo, chegando assim em nossa ultima fase chamada tratamento de lixo, onde quanto mais lixo produzimos, mais estamos poluindo o solo, por meio dos aterros, e mais estamos poluindo a atmosfera, por meio das incineradoras.

EDUARDO VALENTE M MACHADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com