TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  10/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Em entrevista com a revista CIPA o Prof. Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira fala sobre sua gestão da Coordenação-­‐Geral de Monitoramento dos Benefícios por Incapacidade (CGMBI), onde atua em um cargo de confiança do Secretário de Políticas de Previdência Social, gestão que não tem um prazo determinado. A CGMBI está vinculada à Secretaria de Políticas de Previdência Social, e no Ministério da Previdência Social foi criada uma estrutura específica por intermédio do Decreto Presidencial no 6.417/08, motivado pela vontade popular. Essa nova era trouxe consigo alguns resultados favoráveis tais como, a 3o Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador; a implementação do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico) e do FAP (Fator Acidentário); criação de diretrizes gerais quanto à saúde do trabalhador (Portaria Ministério da Saúde no 1.125/05), estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador (Renast); instituiu um Sistema de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS); administração dos tributos voltados a saúde do trabalhador (SAT, FAP e FAE) que passou a ser administrado pela RFB; foi criado também departamentos específicos no Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social e no INSS.

Diversas são as metas da gestão do coordenador, mas vale destacar a consideração por servidores públicos e empregados domésticos, trabalhadores estes excluídos das políticas públicas de saúde do trabalhador. As competências da coordenação geral visam aperfeiçoar a política nacional de segurança e saúde ao trabalhador; propor diretrizes gerais melhoramento das atividades da perícia médica e reabilitação profissional do INSS; participar de estudos e pesquisas em matérias de segurança e saúde no trabalho; supervisionar e avaliar as atividades de concessão de benefícios vinculados ao gerenciamento de riscos ocupacionais e suas relações com aplicação do Fator Acidentário de Prevenção e o Nexo Técnico Epidemiológico; entre outros que enriquecem essa nova fase da CGMBI.

O início de uma terceira geração de proteção social da saúde do trabalhador torna-­‐se despercebida devido a correria do dia a dia de alguns profissionais da área e até mesmos gestores. A primeira geração iniciou-­‐se quando a ordem jurídica brasileira introduz o seguro acidentário mediante o instituto de compensação financeira acidentária, neste período tinha-­‐se a teoria do risco profissional. Só recebia o seguro quem reclamasse á autoridade policial, pode-­‐se imaginar as dificuldades enfrentadas nesta fase.

Na segunda geração inicia-­‐se com estatização do SAT, tirando as empresas a responsabilidade acidentária, transferindo-­‐a ao Seguro Social, prevalecendo as teorias da epização, do ato inseguro do acidentado, praticas que por sua vez, acabam escondendo da sociedade as empresas produtoras de milhares de acidentes. A terceira geração e atual, tem com pilar instituição do Nexo Técnico Epidemiológico e o Fator Acidentário de Prevenção, ferramentas estas que exigirão das empresas um novo modelo de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com