TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AES

Tese: Trabalho AES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  3.569 Palavras (15 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 15

Passo 2. AES

De acordo com as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema na pesquisa e estudo do caso; análise e especificação são atividades interdependentes e devem ser realizadas conjuntamente. A análise é o processo de observação e levantamento dos elementos do domínio no qual o sistema será introduzido. Devemos identificar as pessoas, atividades, informações do domínio para que se possa decidir o que deverá ser informatizado ou não. Podemos observar também que as pessoas e as atividades que não serão informatizadas deverão ser consideradas entidades externas ao software.

A especificação é a descrição sistemática e abstrata do que o software deve fazer a partir daquilo que foi analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Visa descrever de maneira sistemática quais as propriedades funcionais são necessárias para resolver o problema do domínio. A especificação é também a forma de comunicação sistemática entre analistas e projetistas do software.

Os requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por cliente se usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema que dizem respeito a propriedades do software.

Podemos classificar os requisitos como:

Requisitos Funcionais – funcionalidade a ser implementada no software para atender a uma necessidade de automação.

Requisitos Operacionais – Especificação de características relacionadas com o processamento do software, tais como: volume, frequência, disponibilidade, performance, localização física, dentre outros.

Requisitos de Contingência – Tarefas alternativas para o caso de não funcionamento ou indisponibilidade eventual do software.

Requisitos Técnicos – Premissas e restrições quanto à arquitetura tecnológica, padrões, comunicação, ferramentas, linguagens, dentre outros.

Dentre as técnicas mais importantes para a comunicação podemos citar três:

1.Entrevistas

2.Observação in loco

3.Encontros

A entrevista é normalmente a primeira técnica utilizada. Analistas entrevistam clientes para definir os objetivos gerais e restrições que o software deverá ter. A entrevista deve ser feita de forma objetiva visando obter o máximo de informações do cliente. Diversas seções de entrevistas podem ser marcadas.

Na observação in loco os analistas devem estar inseridos na rotina de trabalho da organização tentando entender e descrever as principais atividades que são realizadas. Na observação devem ser identificadas quais as atividades pode ser automatizada, quem são os potenciais usuários, quais tarefas eles querem realizar com a ajuda do novo sistema, etc. A observação deve ser complementada com entrevistas específicas com os futuros usuários.

Os encontros são reuniões envolvendo analistas, clientes e usuários destinados exclusivamente ao levantamento de informações, descrição dos problemas atuais e de metas futuras. Os encontros devem ser realizados em um local neutro (fora da organização) e normalmente duram poucos alguns dias. Nos encontros as informações que vão sendo levantadas vão sendo afixadas em painéis na sala de encontro para que possam ser analisadas e validadas pelos clientes e usuários. Ao final do encontro os analistas devem elaborar um relatório descrevendo os requisitos analisados.

Passo 3.

Métodos de comunicação usados pelos analistas para obtenção das informações sobre o projeto.

Análise estruturada

A análise estruturada nada mais é que uma atividade de definição de modelos, basicamente. Tem a finalidade de retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema, dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais e descrever a essência daquilo que fará parte do sistema.

2. Engenharia

A engenharia de requisitos (no contexto da engenharia de software) é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.

2. Análise Inicial

2.1

As necessidades do negócio

Obtenção de um sistema que evite a duplicidade na venda de um determinado terreno para compradores diferentes;

- Agilizar o processo de negociação dos terrenos;

- Criar meios de divulgação e apoio às vendas através da WEB;

- Fidelização dos clientes;

2.2

Questionário elaborado acerca das necessidades internas e externas para entrevistas com os envolvidos no processo

1.Existe a necessidade de consulta a um banco de dados central? Se sim, para que tipos de usuários?

( ) Sim, apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com