TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico - Administração

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.037 Palavras (25 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA PARA ENGENHEIROS

Alex Júnior Camargo, Hudson Falcão, Katsuaki Tanaka e Ricardo A. Vargas Pereira

UNIDADE 2 - SEÇÃO 2.2 - DESENHOS ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTAL; SEÇÃO 2.3 - MODELAGEM DO TRABALHO, DIREÇÃO, GERÊNCIA E SUPERVISÃO; SEÇÃO 2.4 - CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.

CUIABÁ

2018

[pic 2]

Alex Júnior Camargo, Hudson Falcão, Katsuaki Tanaka e Ricardo A. Vargas Pereira

UNIDADE 2 - SEÇÃO 2.2 - DESENHOS ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTAL; SEÇÃO 2.3 - MODELAGEM DO TRABALHO, DIREÇÃO, GERÊNCIA E SUPERVISÃO; SEÇÃO 2.4 - CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Administração e Economia para Engenheiros da Universidade de Cuiabá - UNIC,  como nota parcial para a conclusão da disciplina.

Avaliador: Prof. Jefferson Leone da Silva

CUIABÁ

2018

RESUMO

Este trabalho apresenta um breve resumo da  unidade 2 - seção 2.2 - desenhos organizacional e departamental; seção 2.3 - modelagem do trabalho, direção, gerência e supervisão; seção 2.4 - controle da ação empresarial. Retirados do livro Administração e economia para engenharia / Cláudio Raimundo. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Palavras-chave: administração, economia, engenharia, resumo.


ABSTRACT

This paper presents a brief summary of unit 2 - section 2.2 - organizational and departmental drawings; section 2.3 - work modeling, direction, management and supervision; section 2.4 - control of corporate action. Retrieved from the book Administration and economics for engineering / Cláudio Raimundo. - Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Keywords: administration, economy, engineering, abstract.


SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO.......................................................................................

5

Seção 2.2- DESENHO ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTAL.....

6

Seção 2.3- MODELAGEM DO TRABALHO, DIREÇÃO, GERÊNCIA..

7

EMPOWERMENT..................................................................................

8

TEORIA X E Y DE DOUGLAS MCGREGOR.........................................

9

OS PRINCIPAIS ESTILOS DE LIDERANÇA.........................................

12

Seção 2.4 - CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL...........................

15

CONTROLE ESTRATÉGICO................................................................

15

CONTROLE TÁTICO.............................................................................

18

CONTROLE OPERACIONAL................................................................

21


INTRODUÇÃO

O trabalho trará aspectos e contextos que nos auxiliam a entender como as empresas poderão ter seus rumos analisados, diagnosticados, planejados, organizados, direcionados e controlados. Na seção 2.2, vamos ver como se estabelecem os desenhos organizacionais; na seção 2.3, vamos entender os estilos de direção e liderança; e, na seção 2.4, vamos fechar com o controle estratégico.

Seção 2.2

DESENHO ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTAL

O desenho organizacional e departamental é uma das primeiras etapas da organização empresarial, ela conta com um organograma que está ligado com o nível institucional de uma empresa, e tem como objetivo distribuir cada função ou determinada tarefa de acordo com seu departamento, unidade de negócio, suas equipes, e cargos, impondo também a responsabilidade de cada colaborador ou líder.

Para que esta forma de forma de organização se sustente ela segue uma linha de administração direcionada por quatro pilares.

  • O primeiro pilar é a estrutura básica chamada de diferenciação, que divide as tarefas e separa os trabalhos em subsistemas e níveis hierárquicos em dois sentidos: horizontal, que fraciona os departamentos e  vertical onde observa-se a escala hierárquica apresentada em níveis de autoridades. A melhor maneira de organizar uma empresa com este método é usando os organogramas (desenhos como gráficos que demostram em linhas as formas de gerenciamento de uma organização).
  • O segundo pilar é a formalização, subdividida em três abordagens, a primeira é a formalização por cargo onde descreve e especifica as tarefas que serão executadas pelo cargo. A segunda abordagem temos a formalização por fluxo que atua no setor de produção caracterizando cada tarefa que um colaborador irá realizar em cada etapa da fabricação de um determinado produto. Na terceira abordagem esclarece as regras sobre o que pode ou não ser feito em uma função, e por isso recebe o nome de formalização por regras.
  • A fase de tomada de decisões se enquadra no terceiro pilar do desenho organizacional e podem ser de dois modelos, centralizado que geralmente suas decisões são tomadas a nível institucional sendo assim comandadas por uma ou poucas pessoas, suas desvantagens está na sobrecarga, pelo fato das decisões serem tomadas longe da operação ou lugar onde se situa o problema, e também na possibilidade  de falha caso o tomador de decisões tenha que se afastar por problemas de saúde e não terá ninguém experiente  para assumir suas responsabilidades . Já no outro no outro modelo temos as decisões descentralizadas onde que decide são os mais envolvidos na operação, suas vantagens são a satisfação da equipe no envolvimento da decisão gerando também motivação e por estarem mais próximo da situação problema a ser resolvida, suas desvantagens é que são menos experientes e podem gerar disputas entre os departamentos afetando negativamente a tomada de decisões.
  • E no quarto pilar temos a integração que coordena todos os cargos e processos que foram divididos, envolvendo e entrosando todos na organização para que a sua função mesmo que isolada contribua para a convergência, buscando alcançar todos os resultados planejados desde a entrada da matéria prima, processamento e produto final sendo entregue ao consumidor.

O próximo passo depois do desenho organizacional é definir qual será a estrutura organizacional da empresa, que são : estrutura linear, funcional e linha-staff.

  • A estrutura linear funciona da maneiro tem dependência total à sua chefia, o chefe pede (manda) e o funcionário cumpre (obedece), sendo assim podemos citar os modelos militares de comando sendo direcionados pelo líder de maior patente dentro da organização.
  • Na Estrutura funcional um mesmo colaborador pode ter diferentes supervisores para ser orientado, receber ordens e prestar conta dos seus atos. Usando este método de organização o tomador de decisões nem sempre dá a palavra final sobre todas as situações, mas se envolve apenas nas situações em que tem conhecimento dando algumas orientações, ou seja, uma pessoa do departamento financeiro pode orientar qualquer pessoa que tenha dúvida de algo de seu conhecimento mesmo que esta pessoa não seja do departamento de finanças.
  • A estrutura linha-staff possui características marcantes da estrutura linear e da funcional, que se divide em uma autoridade linear que foca nos principais objetivos da empresa enquanto os outros órgãos menos fundamentais podem ser delegados de autoridades sobre serviços especializados. Sendo assim os departamentos se reportam a apenas um órgão (unidade de comando linear), e os outros departamentos podem ser assessorados por outros membros de outros departamentos recebendo assessoria e serviços especializados.

Seção 2.3

MODELAGEM DO TRABALHO, DIREÇÃO,GERÊNCIA E SUPERVISÃO

Importância do Planejamento e da Elaboração dos Desenhos Organizacionais

O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não convencionais, desconhecidas e contra intuitivas forem consideradas. Para que isso não ocorra é preciso implantar uma política de planejamento e que medidas estratégicas sejam adotadas na organização, utilizando-se ferramentas de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com