TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administração

Artigo: Trabalho Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 11

Sistema de Ensino Presencial Conectado

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

TÁURIA INêS DE SALDANHA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Texto: sem os Klein, Viavarejo ganha nova roupagem com Ramatis no comando.

Guaíba

2013

TÁURIA INÊS DE SALDANHA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Texto: sem os Klein, Viavarejo ganha nova roupagem com Ramatis no comando.

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 2º Semestre.

Professores:

Teoria da Administração – Ivan Campos

Microeconomia e Macroeconomia – Regina Malassise

Estatística: Marcelo Viegas

Comportamento Organizacional – Monica Silva

Metodologia Cientifica – Rodrigo trigueiro

Seminário I – Helenara Sampaio

Guaíba

2013

SUMÁRIO

1 PRIMEIRO DESAFIO – Teorias da ADM 2 03

2 SEGUNDO DESAFIO – Micro e Macroeconomia................................................07

3 TERCEIRO DESAFIO – Comportamento Organizacional...................................08

4 QUARTO DESAFIO - Estatística.........................................................................11

5 ESTATÍSTICA.....................................................................................................11

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12

PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração 2

1) Conhecendo a História das Casas Bahia

Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a

liderança é das Casas Bahia, por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente.

Samuel Klein, criador e gestor da maior rede de varejo do país, é protagonista de uma história cheia de luta pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Infância humilde, marcada pela guerra, em 1952 chegou ao Brasil, com a família se estabeleceu em São Caetano do Sul, SP, iniciou então sua fascinante carreira de comerciante. Comprou uma charrete e começou a vender de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho.

Em cinco anos de trabalho e dedicação, Samuel Klein conseguiu capital para abrir sua primeira loja em 1957, chamada Casas Bahia. Era sua homenagem a seus fregueses, a maioria baianos vindo tentar a sorte na região.

Aumentou a variedade de produtos e começou a trabalhar com móveis, colchões entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e adquirir novas mercadorias.

Era o inicio de um Império.

1.1) Administração Familiar

As empresas familiares são a forma predominante nas economias de mercado atuais. A importância deste tipo de empresas no panorama mundial resulta do seu elevado número, volume e negócios consolidados, emprego e percussões econômicas.

Podemos definir empresa familiar como: uma organização empresarial fundada por uma família em que a gestão ainda esteja em poder do fundador ou de seus descendentes,

mesmo que estes não possuam mais o controle acionário ou do capital desta organização, tendo sido admitidos outros sócios no empreendimento.

1.2) Gestão Empresarial

Atentar ao mercado de baixa renda é a grande jogada que impulsiona e sustenta o crescimento das Casas Bahia, além de uma estrutura enxuta. A Visão global do negócio da família Klein impulsiona o seu crescimento,

Já que ela tem bem definido o seu foco, que é vender a prazo para a população de baixa renda. E aconteça o que acontecer, ela não muda o foco, apenas faz ajuste de percurso, quando necessário (alteração de taxa de juros, por exemplo).

O mais importante a ser destacado é o foco. A direção da companhia tem muito claro quais são seus objetivos e ao contrário de suas concorrentes que oferecem uma gama de outros produtos como seguros, empréstimos pessoais, Samuel Klein afirma que se ele começar a oferecer outros produtos, ele simplesmente desvia o dinheiro que o cliente iria gastar em mercadorias em outros produtos que não fazem parte da atividade da empresa.

1.3) Considerações

Apostando na população de baixa renda as Casas Bahia conseguiu um sucesso jamais previsto, pois para muitos seria difícil que essa população gerasse lucro, ou até mesmo que fosse confiável. Essa confiabilidade também se deve as pequenas parcelas como a própria loja anuncia “prestações que cabem no bolso do cliente”, mantendo uma das menores taxas de inadimplência das lojas de varejo. Além disso, sua estratégia de vendas sem comprovação de renda e o pagamento

das prestações na própria loja, faz com que os clientes acabem adquirindo novos produtos.

A empresa hoje, tem se tornado cada vez mais um ícone no mercado consumidor brasileiro e também um exemplo de gestão familiar a ser seguido, pois com estratégias simples e foco constante noos seus objetivos consegue crescer num mercado simplesmente ignorado pela maioria das companhias brasileiras e também estrangeiras, pois este é um segmento que existe no mundo inteiro.

2) Fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar

Em 04 de dezembro de 2009 o grupo Pão de Açúcar fechou um acordo de associação com as Casas Bahia. O contrato visa a integração de negócios no setor de comércio eletrônico.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com