TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atps

Artigos Científicos: Trabalho Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

A informação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de negócios dos humanos que a faz poderosa."

Charles B. Wang

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ETAPA Nº 1

Identificar uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigma.

• Empresa: Escola Jean Piaget

• Endereço: Qd. 43, Conj. B, Lts. 51/53, St. 02

Fone: (61) 3618-2325

Águas Lindas de Goiás

• Segmento de atuação: Prestação de serviços educacionais.

• Porte: Médio.

• Missão e Valores: Prestação de serviços educacionais a baixo custo beneficio e de qualidade significativa, levando sempre em consideração os valores humanos, como respeito, companheirismo, tolerância e acima de tudo compromisso social.

• Justificativa de Escolha: Organização de mudanças constante em relação ao sistema gestor e a equipe gestora.

• Nome e Cargo do contato: Ricardo Henrique Guedes de Lima / Professor.

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver os mais diversos níveis de uma empresa, mas em geral, atinge as linhas de autoridade, ou seja, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecida. Em virtude das novas tecnologias, oportunidade de crescimento global e tendência de enxugamento de pessoal, quase todas as empresas modernas estão mudando de alguma maneira.

A importância do gestor é visível em todos os segmentos de uma organização/empresa, mas para melhor definir vamos conhecer o conceito de um gestor/administrador:

Gestor e administrador um segmento empresarial (pessoa) que por sua vez tem a finalidade de escolha e tomada de decisões que vem a orientar o desenvolvimento de uma instituição, ou seja, a pessoa que direciona as atividades da empresa, que busca soluções individuais e coletivas para os déficit's da referida instituição na qual trabalha. O gestor se caracteriza por desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvem o ambiente interno quando às do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão-somente no mercado nacional, mas para isso, torna-se necessário os conhecimentos técnicos e conceituais. Além de todo o processo de gestor/ administrador o individuo capacitado é um consultor, ou seja, ele presta serviços profissionais na qual, em sua maioria existem etapas e procedimentos estratégicos, táticos e operacionais a serem desenvolvidos para um bom andamento e desenvolvimento empresarial.

ETAPA Nº 2

Gestão de Qualidade Total

A gestão de qualidade total (GQT), surgiu por volta da década de 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como sistema de gestão mais conhecido e utilizado na Austrália, essa gestão também é conhecida como TQM e TQC. Ele é, baseado nas necessidades dos clientes, além de tomar a qualidade do produto fabricado como prioridade da empresa, buscando cada dia novas formas de melhoria, envolvendo todos os âmbitos de uma empresa seja ela de pequeno, médio e/ou grande porte.

O TQC segundo Campos, é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Os conceitos de TQC são construídos através de:

• Orientação pelo cliente;

• Qualidade em primeiro lugar;

• Ação priorizada por fatos e dados;

• Controle de dispersão;

• Próximo processo é seu cliente;

• Controle a montante;

• Ação de bloqueio;

• Respeito pelo empregado como ser humano;

• Compromisso da alta direção entre outros.

Já para Ishikawa, o TQC é uma revolução do pensamento administrativo, tendo como classificação os princípios abaixo:

1. Qualidade em primeiro lugar;

2. Orientação para o consumidor;

3. O próximo passo é ser o cliente;

4. Usar passos e fatos para fazer recomendações;

5. Respeito pela humanidade como uma filosofia de administração;

6. Gerenciamento por funções cru

a) da empresa escolhida o único setor que foi terceirizado foi o administrativo, na busca de prestar um bom atendimento ao cliente na hora de solucionar problemas técnicos e financeiros, os ganhos se tornaram visíveis em pouco tempo, pois podemos ver o crescimento da procura dos clientes na tentativa de sanar alguns problemas considerados frequentes anteriormente e na busca de negociar dividas com a empresa que se julgavam perdidas.

b) Apesar na positividade da terceirização no setor administrativo da empresa, acreditamos que hoje não seria viável a repetição deste processo em outros setores desta, pois a mesma por ser uma instituição de pequeno porte e consequentimente baixa lucratividade, não suportaria passar por um processo tão otimizador, porém de custos tão elevados.

As tecnologias de gestão podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa, abaixo vejamos alguns tipos de Tecnologias de Gestão:

• BENCHMARKING: A tecnologia benchmarking representa uma oportunidade de as organizações melhorarem suas atividades, por meio da integração e analise do que outras empresas têm feito com sucesso, ou seja, ela é uma proposta que, se bem explicada, pode contribuir com a melhora de processos, produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com