TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atps

Trabalho Escolar: Trabalho Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

produto recebimento ou pagamento, independentemente do fator gerador, que seria a própria transação.

Por exemplo, um comerciante adquire um produto em janeiro de 2013, porém só paga o produto em março de 2013, assim, o regime de caixa considera o pagamento do produto, que seria em março de 2013, diferente do regime de competência, o registro do regime de caixa, regista o fator do próprio pagamento.

Regime de caixa e Regime de competência

Atualmente, existe um certo receio por parte dos comerciantes e da contabilidade da utilização do regime de caixa, já que este gera problemas na realização de confronto entre receitas e despesas, assim como, ativos e passivos, assim o melhor regime utilizado pela contabilidade, seria o regime de competência, pois, ele poderia ser mais efetivo na relização da contabilidade dos comerciantes.

3 EXEMPLOS:

O DINHEIRO NO CAIXA NÃO É SINÔNIMO DE LUCRO

Exemplo 1:

Um comerciante vende itens comprados a prazo, no dia 11/03 os ítens são vendidos, porém, no dia 12/05, são pagos, o regime de competência diz que você possui dinheiro, porém você não obteve o lucro, pois o pagamento foi realizado no dia 12/05, ou seja, dinheiro no caixa, não foi sinônimo de lucro.

Exemplo 2:

Um comprador, adquire produtos pelo regime de competência, por 1.200, porém, com uma cobertura de 120 reais ao mês, o regime de competência, fala que você obteve 1.200 de lucro, porém, neste caso, não houve lucro.

Exemplo 3:

Um comprador recebe do fornecedor, 2 produtos, porém a data de pagamento para o fornecedor é inferior ao recebimento do produto pelo comprador, o fornecedor, tem em sua contabilidade o registro do dinheiro em caixa, porém não houve lucro.

PASSO 3

1. De acordo com o regime de competência a companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em 31/12/2010, o total de 27.000.

Justificativa: O regime de competência registra o fator gerador, ou seja, o ato da compra, independente da realização do serviço.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com