TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atps

Artigos Científicos: Trabalho Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2 (Equipe)

Fazer a discussão do conteúdo de texto e da aula lida, que será utilizado para produzir

relatório e implementação de uma estrutura, com destaque para:

1. alocação de Memória;

2. ponteiros em C;

3. estruturas de dados e C;

4. vetores em C;

5. implementando vetores unidimensionais;

6. operações com strings de caracteres;

7. estruturas em C;

8. implementando estruturas.

Alocação de Memória

A alocação dinâmica permite ao programador alocar memória quando o programa está sendo executado. Um exemplo de locação de memoria A função calloc() também serve para alocar memória

Ponteiros

O ponteiro nada mais é do que uma variável que guarda o endereço de uma outra variável. A declaração de ponteiros é feita da seguinte forma:

int *pa;

A instrução acima indica que pa é um ponteiro do tipo int. Agora veremos como atribuir valor ao ponteiro declarado. Para isto é necessário saber que existem dois operadores unitários que são utilizados com os ponteiros. O primeiro é o operador (*) através dele é possível retornar o valor da variável que está localizada no ponteiro. E o segundo é o operador (&) que retorna o endereço de memória que está localizado o valor da variavel contida no ponteiro. Portanto para atribuirmos um valor para o ponteiro é necessário referencia o valor da variável que se encontra no ponteiro utilizando o operador (*), como será demonstrado a seguir.

*pa=24;

Estruturas de dados e C

vetores em C

Vetores, também chamados arrays (do inglês)ou arranjo ou ainda matrizes, são uma maneira de armazenar vários dados num mesmo nome de variável através do uso de índices numéricos. Em C, vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo de variável.

Declaramos vetores de maneira muito semelhante à declaração de variáveis normais. A única diferença é que depois do nome da variável deve ser informada a quantidade de elementos do vetor. Para declarar um vetor chamado vetor, com cinco elementos inteiros, escrevemos:

int vetor[5];

implementando vetores unidimensionais

Vetores Unidimensionais também conhecidos como arrays, são variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo de forma uniforme na memória. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variáveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa, nós não criaríamos -> int x1, x2, x3, x4, x5, ... ao invés disso, criaríamos apenas uma variável de vetor para guardar todos os 20 números de uma vez.

Como um vetor pode guardar vários valores temos que definir quantos valores ele deve guardar para que seja reservado o espaço necessário em memória. Então, definimos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com