TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Climatologia

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.531 Palavras (15 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

1.        Assoreamento dos rios.        2

01.1 Causas do Assoreamento        4

01.2 Consequencias do Assoreamento para os Seres Humanos        6

2.        Assoreamento na Área Rural        7

02.1 Principais Consequências        8

02.2 O Impacto da Exploração e Pratica Agropecuária no Brasil        8

3.        Interferências do Assoreamento na Vida Humana e no Meio Ambiente        9

4.        Recuperação dos Cursos d’água Assoreados        10

3.1 Propostas de Intervenções no Assoreamento do Sistema Lagunar de Jacarepaguá        11

3.2 Exemplos de Projetos que Contribuíram para a Recuperação do Assoreamento        11

5.        Conclusão        12

6.        Referências        13


  1.  Assoreamento dos rios.

        

Nome técnico que se dá ao processo acelerado de deposição de sedimentos detríticos em uma área rebaixada (área de sedimentação). Do ponto de vista geológico a sedimentação é um processo natural, decorrente da erosão. No entanto sua aceleração, devido a fatores antrópicos, resulta em uma série de efeitos indesejáveis no meio ambiente. Reserva-se o termo assoreamento para a sedimentação acelerada por processos de ocupação do espaço geográfico pelo homem, com suas atividades decorrentes: desmatamento, pecuária, agricultura, mineração, urbanismo (PENA 2017).

O processo de assoreamento numa bacia hidrográfica encontra-se intimamente relacionado aos processos erosivos, uma vez que são estes que fornecem os materiais que, ao serem transportados e depositados, darão origem ao assoreamento. Assoreamento e erosão são dois processos diretamente proporcionais na dinâmica de uma bacia hidrográfica: quando aumenta a erosão, haverá o consequente aumento do assoreamento em algum lugar a jusante na bacia hidrográfica (LOPES, 1980)

Como o assoreamento é uma consequência direta da erosão, para se observar se uma região está sujeita a assoreamento, basta que se observe a água das enxurradas e dos rios após as chuvas. Se for barrenta, amarela, é porque a região a montante está sendo muito erodida e as águas estão carregadas de sedimentos. Ao erodir um terreno a água da chuva leva a argila em suspensão, originando a cor amarelo ocre às águas. A quantidade e a granulometria do material transportado pelas águas depende de sua velocidade (energia) e de seu volume. Águas com pouca energia transportam material fino e as com muita velocidade transportam, além do material fino em suspensão, material grosseiro que é arrastado e desce aos saltos através do talvegue do rio (LOPES, 1980)

À medida que a água perde energia, o material mais grosseiro começa a se assentar (depositar) na calha dos rios ou nos remansos dos meandros, dando origem a depósitos fluviais (em alguns locais formam-se praias fluviais).

Segundo PENA, a causa do assoreamento de rios é a intensificação do processo de sedimentação do solo, ou seja, a remoção dos sedimentos na camada superficial com o seu posterior destino aos cursos d'água graças ao transporte realizado pelo escoamento da água das chuvas. Essa situação é originada ou agravada pelas práticas humanas, principalmente pela remoção da vegetação, que teria como função conter a produção de sedimentos por meio da proteção do solo e também dificultar a locomoção desses em direção aos rios (LOPES, 1980).

Esse material depositado é levado pelo próprio rio e, quando encontra locais mais planos, onde a velocidade do curso d'água não é muito acelerada, deposita-se no fundo, acumulando e, eventualmente, formando bancos de areia ao longo do curso d'água. Quando a quantidade de sedimentos é muito grande e pesada, eles transportam-se por rolamento (no fundo dos rios) ou se acumulam no leito normal, trazendo prejuízos ao escoamento fluvial. Quando o ser humano remove a vegetação, principalmente a mata ciliar (a vegetação que se encontra nas margens dos cursos d'água), o processo acima citado intensifica-se, além de gerar o surgimento de erosões nas proximidades do próprio rio (BARBOSA, 2017).

 O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados. Quando não há obstáculos para esses sedimentos, função geralmente exercida pela vegetação, uma grande quantidade é depositada no fundo das redes de drenagem.

Os açudes são recursos hídricos importantes para a população para as populações das regiões semiáridas. O assoreamento desses reservatórios, somado aos períodos de estiagem, reduz a disponibilidade hídrica. Além de reduzir a capacidade de estocar grandes volumes de água dos açudes, o assoreamento também compromete a qualidade da água disponível para a população, uma vez que junto com os sedimentos vem também agrotóxico e outros poluentes. Nessas regiões, a taxa média de assoreamento dos açudes é de 2% a cada 10 anos, o que pode parecer pouco, mas é capaz de agravar a escassez de água em regiões que já sofrem com o abastecimento (BARBOSA, 2017).

[pic 1]

 Rio com estágio avançado de assoreamento, com a redefinição de suas margens.

Fonte: http:// brasilescola.uol.com.br/geografia/assoreamento-rios.htm

01.1 Causas do Assoreamento

•Retirada da mata ciliar das margens dos rios é uma das principais causas do processo de assoreamento. Quando se retira a cobertura vegetal o solo e as rochas que estão nas margens são carregados com facilidade para o fundo dos rios. Esse fenômeno de desbarrancamento das margens é contínuo e, na ocorrência de chuva é intensificado.

[pic 2]

Fonte: Assoreamento - Helcias Bernardo de Pádua 2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (446.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com