TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Banco

Trabalho Universitário: Trabalho De Banco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Aluna :Flávia Priscila Vieira de Almeida

Turma :823

Professora: Gisele Batalha

Introdução

No que se diz respeito a armazenamento de dados, afim de se manter uma organização de arquivos, podemos dizer que não é inevitável ter grandes problemas na distribuição dos registros dentro de um arquivo, seja ele com grandes ou até mesmo pequeno volume de dados, a menos que a frequência de acessos aos registros do arquivo sejam de forma aleatória e não muito elevada.

Uma forma de ajudar na eficiência de armazenamento de arquivos seria a gravação dos mesmos de forma ordenada dentro de um determinado diretório, podendo-se organiza-los na ordem em que foram gerados. Esta técnica intuitiva é bem de costume nesses processos, para que não haja grandes dificuldades na localização dos registros e em consequência a perda de eficiência no processo.

E abordaremos conceitos fundamentais de gerenciamento de banco de dados.

Esses conceitos incluem aspectos de projeto de banco de dados, sua arquitetura, Modelagem de um Banco de dados e etc...

Conceitos básicos de organização de arquivos.

A organização de arquivos são essenciais e precisam ser gerenciados, pois tem como finalidade criar um controle sobre os dados nele contidos.

Devemos definir o método de organização dos arquivos seja ele (Arquivo Sequencial, simples, ordenado, indexado, Arquivo indexado, Direto ou Invertido) separar e classificar os arquivos de modo que fique fácil sua localização. Definindo os métodos para arquivamento dos mesmos.

Motivação para uso e organização de arquivos

A motivação principal para a organização de arquivos é que os BD’s fazem muitas operações de I/O e os BD’s são muito grandes para serem mantidos na memória principal é necessária essa organização pois as aplicações usualmente necessitam apenas de uma pequena parte dos BD’s a cada momento. Fazendo uma estrutura de armazenamento adequada, pode-se diminuir o numero de operações de I/O,fazendo com que o BD fique mais leve.

Arquivos sequênciais, diretos e indexados

Os arquivos podem ser organizados em Arquivos sequênciais, diretos e indexados.

Arquivos sequenciais - São aqueles em que os arquivos são lidos na ordem em que foram gravados, os registros são gravados diretamente em uma posição, obedecendo a chave primária,que neste caso é chamada de chave de ordenação.

Nos Arquivos diretos - Os dados são armazenados e recuperados através do uso da relação existente entre os registros e seus respectivos endereços. Fazendo com que tenha um ganho de tempo no processamento.

Arquivos indexados - independem a ordem física os registros indexado, são gravados em qualquer posição, e acessados de acordo com o índice,onde a área ocupada por um índice é menor do que ocupada por um registro, e isso faz com que a pesquisa seja mais eficiente.

Arquitetura de Sistemas de Gerência de Bancos de Dados

A arquitetura de um sistema de Gerência de Banco de Dados é feita através de diversos elementos que o compõe.

O Processador de consultas é o responsável por transformar uma consulta ou modificação dos dados solicitados pelo usuário em uma sequência de operações a serem executadas sobre os dados de uma determinada base.

Onde as consultas e outras ações são agrupadas em transações, que são unidades que devem ser executadas completamente e de forma isolada. Através do gerenciados de transações a execução de uma transação feita deve ser durável, ou seja o efeito de uma transação que foi completada deve ser preservada mesmo após uma falha do sistema. Para esta tarefa temos o Gerenciador de Armazenamento que tem como Função gerenciar os acessos feitos à base de dados de acordo com as solicitações feitas pelos níveis mais altos do SGBD; e também gerenciar os recursos de disco e de memória.

Abstração

A Função primordial de um SGBD é fazer com que os usuários tenham uma visão abstratas dos dados nele contido, ou seja o sistema oculta todo o detalhamento de como os dados são mantidos e armazenados e baseado na importância sobra a eficiência exigida de um SGBD, devemos nos preocupar com a concepção de estrutura complexas para a representação de dados no SGBD,através da abstração de dados de um cenário real conseguimos executar a modelagem pois como os SGBDS são frequentemente utilizado por diversos usuários que são leigos na área, deve-se ocultar a complexidade do SGBD, afim de manter a integridade dos dados. Esta abstração ocorre em 3 níveis: Nível de visão do usuário, Nível conceitual e Nível físico.

Modelagem de Dados:

Utilizamos a modelagem de dados para descrever a estrutura de um BD através dos níveis abaixo:

Modelagem Nível conceitual -

Começamos um projeto de banco de dados através da modelagem Conceitual , pois esse passo é essencial para desenvolvimento de um Banco, pois auxilia na compreensão do objetivo desejado pelo usuário final. Pode ser feito através de uma representação simples, normalmente é gráfica (DER), que pode conter desde estruturas simples a mais complexas.

Modelagem Nível Lógico -

Após a modelagem conceitual, o projetista do banco relaciona as características e restrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com