TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Barramento

Casos: Trabalho De Barramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

Barramento

Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos.

O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2:

8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.

Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:

10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.

Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.

Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam. Confira abaixo alguns tópicos interessantes sobre barramentos.

Funções e Tipos:

Existem três funções distintas nos barramentos:

o Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;

o Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;

o Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.

Na arquitetura de computadores são categorizados em:

Barramento do processador: É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.

Atualmente, os barramentos dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de maior velocidade de processamentos de dados.

Barramento de entrada e saída: Além da comunicação entre o computador e a memória, você pode adicionar diversos outros dispositivos à sua placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP e até mesmo o USB, amplamente utilizado em pendrives, impressores, teclados, mouses e outros periféricos.

Há dezenas de explicações e termos mais técnicos para barramentos e suas especificidades em computação. Este pequeno artigo serve apenas de introdução para o tema, apresentando apenas os conceitos mais básicos sobre ele.

Alguns exemplos de barramento de entrada e saída são: ISA, AGP, PCI, PCI-Express, PIPELINE, SCSI, USB, EISA, entre outros.

Barramento de cache: É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador. Memória estática de alto desempenho localizada próximo ao processador

Barramento de memória: É o barramento responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com