TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Engenharia Upf

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

   O mundo do trabalho contemporâneo na perspectiva de Elias.

Temos sugestões para uma teoria de processos civilizados de Elias (1990) que possam contribuir para novas reflexões , sobre tendências que tensionam o mundo do trabalho contemporâneo.

   O autor pontua oito argumentos que podem conduzir há uma discussão mais ampliada.

   1-Do controle social ao autocontrole . A organização do trabalho tende a abandonar os mecanismos de coerção externa em prol da internalização que deve reager a conduta do trabalhador responsável . O auto controle não está significando maior autonomia , e a individualização não significa maturidade professional . Trata-se de descentralização dos mecanismos de controle , mas dando a impressão que o poder pende ainda mais para as empresas.

    2-Difusão da pressão pela previdência e autocontrole .

Com relaçao au aumento do ritimo , resulto da interdependência e da preocupação com o futuro , mobilizarão-se vários setores da economia e vários países.Para ampliarem a proteção social , e também exigir que as empresas oferessem planos de carreira e estabilidade a seus funcionários . Atualmente essa condição pré imposta está enfraquecendo devido as empresas não queremse responzabilizar pelo futuro dos empregados .

    3-Diminuição dos contratantes , aumento da variedade .

    Enquanto a sociedade divide-se em classes antagônicas torna-se mais difusa , notando-se maior diversidade no interior da classe trabalhadora . Em paralelo reforça-se as diferenças entre os plenamentos integrados e os precariamentes inseridos no mercado de trabalho , e há também os desempregados . Com isso a proibição vai deixando de ser a referência central na construção da auto-Imagem .

     4-Transformação de guerreiros em cortesãos . Criarão-se instituições e mecanismos civilizadores no âmbito do trabalho , tendo dupla função de domesticar os trabalhadores e preservar o prestígio e privilégio de uma elite . Surgiu rumores que verficou-se um aburguesamentodos operários , na medida em que foram tornando-se proprietários e tendo acesso a outras opções de lazer . Com isso teria ocorrido um enfraquecimento de energia para a luta contra o sistema capitalista .

     5-Abandonamento das pulsões: “psicologiações e racionalização”.

     Por décadas , organização científica do trabalho havia descuidado dos elementos subjetivos que interferem na produtividade do trabalho . Com o recursos humanos e mais a gestão de pessoas procurou-se incorporar técnicas mais sofisticadas de motivação e envolvimento dos trabalhadores .

    6-Vergonha e Repugnância .

    Geralmente o comportamento dos trabalhadores é regulado pelo temor do julgameno de seus pares é em muitos países isso fortaleceu a organização sindical . No mundo globalizado , tende a diminuir o temor relacionado ao julgamento externo e a aumentar a sensibilidade do indivíduo a imagens e valores divulgados pela média , reforçando a quebra da solidariedade sindical.

       7-Restrições crescentes à classe alta e presões crescentes a partir de baixo .

       A força matrizz que impede a transformação civilizadora é acionada pela maior competição dentro do mundo empresarial , e pelas réivindicações e ações dos sindicatos . A difusão de negociação coletiva corresponde a uma circulação de modelos indicando maneiras de proceder . Contudo o desenvolver do super ego modelado pelos superiores , que está emplicito nas estrategias novas de gestão de trabalho , gerou nova situação : Não impondo a diciplina pela força ou negociação , preferem as empresas desciplinarem pela modelação da personalidade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com