TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Scrum

Artigos Científicos: Trabalho De Scrum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 18

SENAC SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Brasília

SCRUM

Brasília

Março – 2014

SCRUM

Trabalho apresentado ao Professor Tony Vandré

Da disciplina Metodologia de desenvolvimento,

Armazenamento de dados, segurança e,

Qualidade de software,

Da turma 25167, turno noturno,

Do curso técnico de informática.

SENAC – Brasília

Distrito Federal – março de 2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

TEORIA DO SCRUM 5

Transparência 5

Inspeção 5

Adaptação 5

FUNCIONAMENTO 6

PAPEÍS DO SCRUM 7

SCRUM MASTER 7

PRODUCT OWNER 8

O TIME SCRUM 9

EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO 9

CERIMÔNIAS SCRUM 10

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA VERSÃO PARA ENTREGA 10

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO SPRINT 11

REVISÃO DA SPRINT 12

RETROSPECTIVA DA SPRINT 12

REUNIÃO DIÁRIA 13

ARTEFATOS 15

BACKLOG DO PRODUTO E BURNDOWN DA 15

VERSÃO PARA ENTREGA 15

BACKLOG DA SPRINT E BURNDOWN DA 16

SPRINT 16

PRONTO 17

CONCLUSÃO 19

BIBLIOGRAFIA 20

INTRODUÇÃO

O Scrum é um modelo de Desenvolvimento Ágil, para o gerenciamento e controle de projetos, sem se preocupar com que solução tecnológica, já que utilizará o próprio time que é responsável por isso.

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints. Que são formados por um conjunto de atividades que serão entregues ao final do sprint e onde todos do time têm responsabilidade pela entrega da sprint.

Scrum é um processo onde deve ser experimentado, avaliado e ajustado constantemente até que os resultados sejam satisfatórios.

Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.

Esse trabalho traz visão do Scrum e como ele funciona, para a aplicação da metodologia.

O Scrum é um framework para a resolução de problemas. Ou seja, um conjunto de diretrizes e ferramentas que podem auxilia-lo a gerir um projeto. A vantagem do Scrum em relação a outros métodos ágeis é que ele é relativamente simples de programar e extremamente útil em situações onde é difícil prever os problemas futuros. O método também é mais democrático já que as opiniões de todos são igualmente ouvidas e desta maneira fica muito mais fácil estimar prazos, definir funções e criar soluções.

O termo Scrum surgiu do Rugby, No jogo a palavra Scrum descreve a formação ordenada dos jogadores em determinados momentos da partida. A inspiração aqui vem da união que equipes esportivas necessitam para vencer o jogo.

TEORIA DO SCRUM

A base do Scrum é o empirismo. Ou seja, a teoria de que só conhecemos algo de fato através da experiência. E isto é muito visível no nosso mundo de desenvolvimento web, por exemplo. Os clientes fatalmente vão pedir alterações no escopo inicial, bugs vão acontecer, imprevistos vão surgir e negar mudanças pode não ser o melhor caminho para entregar um produto final de qualidade para a sua equipe, os clientes e usuários. Mas é necessário um conjunto de regras para acomodar estas mudanças ou você pode cair em um ciclo de perda de tempo sistemático. Três pilares apoiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, Inspeção e adaptação.

Transparência

Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados.

Esta transparência requer aspectos definidos por um padrão comum para que os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto. Por exemplo:

Uma linguagem comum referindo-se ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes; e uma definição comum de “Pronto” deve ser compartilhada por aqueles que realizam o trabalho e por aqueles que aceitam o resultado do trabalho.

Inspeção

Os usuários Scrum devem, frequentemente, inspecionar os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo, para detectar indesejáveis variações. Esta inspeção, não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas. As inspeções são mais benéficas quando realizadas de forma diligente por inspetores especializados no trabalho a se verificar.

Adaptação

Se um inspetor determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser realizado o mais breve possível para minimizar mais desvios.

FUNCIONAMENTO

Esta metodologia funciona da seguinte forma (De forma geral): É definido o produto, os seus requisito, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com