TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Termodinamica

Trabalho Universitário: Trabalho De Termodinamica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ramon do Carmo Silva – 101343

TERMODINAMICA

TRABALHO DE GRADUAÇÃO EXIGIDO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SOB ORIENTAÇÃO DO PROF: ANTONIO SERGIO DOS SANTOS.

BATATAIS/SP

2014

Exercício

1-Como já vimos, nos seres vivos o combustível mais utilizado é a glicose,substância altamente energética cuja quebra no interior das células libera a energia armazenada nas ligações químicas e produz resíduos, entre eles gás carbônico e água. A energia liberada é utilizada na execução de atividades metabólicas: síntese de diversas substâncias, eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelas células, geração de atividade elétrica nas células nervosas, circulação do sangue etc. Energia sob a forma de ATP Cada vez que ocorre a desmontagem da molécula de glicose, a energia não é simplesmente liberada para o meio. A energia é transferida para outras moléculas (chamadas de ATP - Adenosina Trifosfato), que servirão de reservatórios temporários de energia, “bateriazinhas” que poderão liberar “pílulas” de energia nos locais onde estiverem.

A estrutura do ATP O ATP é um composto derivado de nucleotídeo em que a adenina é a base e o açúcar é a ribose. O conjunto adenina mais ribose é chamado de adenosina. A união de adenosina com três radicais fosfatos que leva ao composto adenosina trifosfato, ATP. As ligações que mantêm o segundo e o terceiro radicais de fosfato presos no ATP são altamente energéticas (liberam cerca de 7 Kcal/mol de substância).

Assim, cada vez que o terceiro fosfato se desliga do conjunto, ocorre á liberação de energia que o mantinha unido ao ATP. É esta energia que é utilizada quando andamos, falamos, pensamos ou realizamos qualquer trabalho celular.

Exercícios 2 Um gerador elétrico acoplado a um catavento produz uma potência elétrica média na saída de 15kW, usada para carregar uma bateria. A transferência de calor para as vizinhanças ocorre a uma taxa constante de 1,8kW. Determine a quantidade total de energia armazenada na beteria em um período de 8 horas.

Q =

→ Q = Q.Δt → Q = ( -1,8KW).(8h) = -14,4Kw.h

Q=

=

W =

→ W = WΔT →W = ( -15Kw).(8h) = -120Kw.h

W = -120 Kw.h .

= -4,32.

kj

ΔE = Q – W → ΔE = -51.840kj – ( -4,32.

kj ) = 3,8.

kj

Referencias Bibliografica:

www.sobiologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com