TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De XML

Trabalho Escolar: Trabalho De XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 3 – Manual de desenvolvimento XSL

Uma das principais vantagens da linguagem XML é separar a informação da apresentação, com isso um único arquivo XML pode ser apresentado em tela de várias maneiras.

O arquivo de apresentação do XML é o XSL. Assim como o CSS define um layout de um arquivo HTML o XSL define como as informações contidas no arquivo XML serão apresentadas para o usuário.

É importante observar que o XSL não modifica o arquivo XML original, ele apenas define como o browser irá apresentar as informações contidas no documento XML.

Uma grande diferença do XSL para o CSS é que o XSL pode adicionar ou esconder conteúdo a apresentação do arquivo XML, o que não é possível ao CSS que se limita a estruturar a forma de como um arquivo HTML será apresentado.

Para a utilização do XSL no arquivo XML é necessário que esse XML tenha uma referência do XSL, para isso utilizamos a TAG:

<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="arquivo.xsl"?>

O XSL também é um XML, portanto ele também deve ter um elemento raiz que contenha todo conteúdo entre suas TAGS de início <xsl:stylesheet> e de fim </xsl:stylesheet>.

Dessa forma um arquivo XSLT deve ser basicamente assim:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<xsl:stylesheet version="1.0" xmlns:xsl="http://www.w3.org/1999/XSL/Transform">

....

</xsl:stylesheet>

O XML não possui muitos elementos o que a torna uma linguagem de fácil aprendizagem. A seguir estão alguns os principais elementos da linguagem:

• template - <xsl:template match=”/”> É um elemento que define um “molde” em conjunto com o atributo match, match recebe um elemento XPATH valido, no caso o elemento “/”associa o molde ao elemento raiz do documento XML. O elemento template precisa de uma tag de fechamento <xsl:template/>.

• value-of - <xsl:value-of select=”nome”/> Este elemento é usado pra receber o valor de um nó dentro do arquivo XML, o valor de select é também um elemento XPATH que referencia o elemento desejado dentro do nó. Percebam que esse elemento não necessita de uma tag de fechamento.

• if - <xsl:if test=”expressão”> If é usado para fazer testes condicionais simples e deve ser usado dentro de um laço for each.

• choose - <xsl:choose> É usado para fazer testes condicionais múltiplos e deve conter os elementos when e otherwise como no exemplo a seguir:

<xsl:choose>

<xsl:when test="expressão">

......

</xsl:when>

<xsl:otherwise>

......

</xsl:otherwise>

</xsl:choose>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com