TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Pepe

Ensaios: Trabalho Do Pepe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2013  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercicios

1 - Comente a importância da gerencia de memória, bem como as consequências de uma má gerencia.

R- Como sabemos, os computadores utilizam uma hierarquia de memória em sua organização,combinando memórias voláteis e não-voláteis, tais como: memória cache, memória principal e memória secundária. Ao sistema operacional é destinada a função de coordenar e gerenciar autilização dessas memórias de forma eficiente. Este serviço é implementado pelo sistema operacional através do gerenciador de memória.O gerenciador de memória controla quais partes da memória estão sendo utilizadas e quais não estão. Além disso, ele é responsável por alocar espaço em memória aos processos que serão executados e liberar as posições de memória ocupadas quando os processos são finalizados. Uma outra funcionalidade do gerenciador de memória é controlar o swapping de informação, constante na execução das aplicações. Todos os problemas relacionados a Gerencia de Memória tem a mesma origem: O programador.O programador quer cada vez mais e mais memória e mais rápida;

2 - Comente o foco de sistema que usam gerentes de memória que movem dos que não processos entre memórias.

R-

3 - Conceitue:

a - alocação particionada estática absoluta

R- os programas só podiam ser executados em uma das partições, mesmo que outra estivessem disponíveis (limitação devida aos compiladores da época)

b - alocação particionada estática rea-locável

R - os programas podiam ser carregados em qualquer partição, graças aos novos compiladores e linkers que apareceram

c - alocação particionada dinâmica

R - A fim de diminuir o problema da fragmentação, aumentando o grau de compartilhamento da memória, surgiu a alocação particionada dinâmica, que permite a cada programa utilizar o tamanho de memória necessário ao seu correto funcionamento, passando esta região a ser sua partiçào. Mesmo neste caso, o problema da fragmentação pode voltar a aparecer a medida que os programas forem terminando e deixando espaços cada vez menores na memória , não permitindo o ingresso de novos programas.

4 - Defina as vantagens da opção de particionar memórias lógicas.

R - Ao separar o sistema operativo dos seus programas e ficheiros de utilizador, é possível fazer backups de imagem do disco, isto é, clonar o disco para posterior restauro, no caso de catástrofe. Permite separar grandes ficheiros de cache, ficheiros de log, ficheiro de paginação, ficheiro de hibernação, etc., ou seja, ficheiros que mudam dinâmica e rapidamente de tamanho, numa partição à parte. Isto evita a fragmentação da partição do SO. Permite manter programas e dados usados frequentemente próximos uns dos outros, o que no caso dos discos magnéticos, é fulcral (menos deslocações do braço mecânico). Permite instalar vários sistemas operativos num mesmo disco. Aumenta o desempenho do sistema em geral, em sistemas cujos sistemas de ficheiros mais pequenos são mais eficientes.

5 - Com relação aos elementos a questão 3 quais as consequências quanto a fragmentação.

R -

6 - Defina fragmentação, causas e consequências; comente as vantagens e desvantagens do defrag.

R -

7 - Descreva o funcionamento da técnica de OVERLAY.

R - consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com