TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Eletrotecnica

Artigos Científicos: Trabalho Eletrotecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.539 Visualizações

Página 1 de 3

- Atividade sobre Motor Trifásico -

Q1)

Estator: é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixo à carcaça do motor esse tem por função criar e conduzir o fluxo magnético, capaz de rotacionar o rotor. É formado basicamente por ferro tratado termicamente e dotado de canais no seu interior onde são alojados as bobinas, na sua face externa é perceptível o mesmo possui aletas que tem por objetivo a dissipação do calor.

Carcaça: é uma estrutura que tem a função agrupar o conjunto de peças que constituem o motor, é feita de ferro fundido, aço ou alumínio. Algumas possuem aletas para refrigeração.

Rotor: é o componente que rota(gira) em uma motor elétrico. Os motores, e as máquinas elétricas em geral, se compõe de duas partes: o rotor e o estator. O rotor é formado por um eixo que suporta um conjunto de bobinas enroladas sobre um núcleo magnético que pode girar dentro de um campo magnético criado pela passagem de corrente dentro de outro conjunto de bobinas enroladas, que permanecem estáticas (estator).

Caixa de ligação: é o mesmo que caixa de terminais, está é responsável

pela conexão entre o motor e a rede elétrica. Estes motores possuem duas caixas e nessas estão contidos os cabos de força. As duas caixas são fabricadas, em ferro fundido e são projetadas com dois compartimentos separados, um para as ligações das proteções térmicas e outro para as ligações das resistências de aquecimento.

Ventilador: Podemos considerar que o ventilador é constituído por três parte a primeira seria a tampa difletora que tem a finalidade de direcionar o ar para frente do motor que é movimentado pelo ventilador. A segunda seria o próprio ventilado que tem a função de agitar o ar em todas as direções. E por ultimo temos a tampa traseira, que é o local onde fica o rolamento traseiro que segura o eixo.

Dados de placa: Todo motor elétrico possui uma placa identificadora colocada pelo fabricante de acordo com a norma NBR 7094. Nela temos informações sobre a potência nominal do motor, a quantidade de RPM (rotações por minuto), fator de serviço, a determinação da temperatura máxima de trabalho, a alimentação em cada tipo de partida e suas respectivas correntes, temos também a indicação de seu IP, sua frequência nominal de trabalho, seu coeficiente de rendimento em porcentagem, ou seja, todas as informações necessárias sobre o motor, estão nos dados de placa.

Q2)

O campo é formado quando as correntes trifásicas que percorrem os enrolamentos (fases) do estator geram, em cada fase, campos pulsantes, defasados de um ângulo igual ao defasamento entre as tensões aplicadas, cujos eixos de simetria são fixos no espaço, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com