TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ferramenta Da Qualidade "just In Time"

Trabalho Escolar: Trabalho Ferramenta Da Qualidade "just In Time". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

O Estudo da Ferramenta da Qualidade “Just in Time”

aplicada na Disciplina de Gestão da Produção ,

contribui para o gerenciamento fabril atual ?

Dinei de Andrade Junior

Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do estudo da ferramenta da qualidade “just in time” na disciplina de Gestão da Produção para o gerenciamento industrial atual.

Palavras-chave: “Just in Time”, Gestão da Produção

Introdução:

Cada vez mais necessitamos de ferramentas de gerenciamento da produção, para otimização e redução de custo do processo produtivo, pela competitividade industrial, sendo assim quanto mais a ferramenta da qualidade ministrada em sala de aula esteja adaptada a estrutura fabril, melhores serão os resultados obtidos.

Um dos aspectos identificados na disciplina de gestão da produção, especificamente nos cursos técnicos e tecnologos, é a formação dos professores desta disciplina, que na sua grande maioria possuem além dos conhecimentos teóricos (formação acadêmica), experiência (prática) no setor industrial, o que gera uma contribuição fundamental para correlacionar a teoria com a prática aplicada, tornando o conteúdo adquirido próximo a da realidade fabril.

Revisão de literatura:

De acordo com Gianesi e Corrêa (1993, p.44) o “just in time”, JIT como é conhecido, surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo o centro de sua criação e desenvolvimento a Toyota Motor Company. Essa por sua vez buscava um sistema de administração da produção que tivesse a capacidade de coordenar a produção de acordo com a demanda de diferentes modelos e cores de veículos e sem atraso. Desde já percebemos a necessidade de flexibilidade e confiabilidade do sistema.

Segundo Shigeo, S. O sistema Toyota de Produção (1996.), através de estudos de observação notou-se que as indústrias brasileiras utilizam técnicas do Sistema Toyota de Produção como o “Just in Time’ e o “ Kanban” mas não compreendem em profundidade as bases conceituais desse sistema de produção

No seu livro, O Sistema Toyota de Produção, Taiichi Ohno afirma: Os dois pilares do “sistema Toyota de Produção” são o “just-in-time” e a automação com toque humano, ou autonomação. A ferramenta empregada para operar o sistema é o “Kanban”.

O sistema de controle “Kanban”, o qual é muitas vezes visto equivocadamente como um equivalente ao JIT. Os “Kanbans” são simplesmente objetos de controle com cartões, os quais governam a movimentação de materiais entre estágios, assim como a produção de componentes para estoque.

Segundo Henrique,L.Corrêa e Irineu,G.N.Gianesi , “Just in Time”, MRPII e OPT.(1993), existem poucas referências sobre o sistema de gerenciamento de produção just-in time de autores nacionais e nem sempre são atualizadas, bem como os acadêmicos brasileiros não tem o hábito de publicar, por este motivo direcionou este livro para ser uma contribuição ao estudo e ensino desta área.

“Just-in –time”, segundo me dizem, significa simplesmente “a tempo” ao passo que, para transmitir o sentido de “no momento exato”, dever-se-ia dizer apenas “just on time”. Qualquer que seja a diferença entre os dois significados, a meta do Sistema Toyota de Produção é clara: efetuar as entregas no momento exato, com o propósito de eliminar o estoque. (SHIGEO, S. O sistema Toyota de Produção, 1996.)

Segundo Henrique,L. Corrêa e Irineu,G. N. Gianesi, “Just in Time”, MRPII e OPT.(1993, pág 56) . Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja calcado nas características culturais do povo japonês, mais e mais gerentes e acadêmicos têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia “Just in Time":

Produção sem estoques;

Eliminação de desperdícios;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com