TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final - Reaproveitamento de Agua Pluvial

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

É inquestionável que o consumo humano vem aumentando exponencialmente desde a Revolução Industrial, conforme o crescimento populacional, a depredação desregrada do homem reduziu a disponibilidade de recursos naturais e afetou o ciclo de um dos elementos mais importância para sua própria sobrevivência: a água. Dentre toda a extensão de água existente no planeta, uma percentagem minúscula é própria para o consumo e utilização humana o que torna a situação mais delicada.

2. Materiais e Métodos

Para propor uma solução para esse problema voltamos nossos olhos para uma fonte de água pouco explorada em nosso País, as águas pluviais. Em países da Europa e América do Norte já se tornou medida corriqueira, mas trata-se de um sistema simples, captar a água pluvial da cobertura e canaliza-la por condutor, até um reservatório, normalmente uma cisterna, onde essa pode ser reaproveitada para ser utilizada em vasos sanitários, mictórios, torneiras de jardim e outros equipamentos que não haja consumo humano. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e artigos, desenvolvida por especialistas e estudiosos e uma análise comparativa da viabilidade da instalação de um sistema para captação e distribuição de águas pluviais.

Nesta metodologia, ira ser feito estudos sobre a utilização das águas pluviais e formas de utilização e aproveitamento em edificações, levantamento de equipamentos necessários para a instalação de um sistema, levantamento dos custos para a implantação do sistema de captação e distribuição de águas pluviais em edificações e análise da viabilidade econômica.

3. Objetivos

O objetivo geral desse trabalho é investigar a viabilidade técnica e econômica do uso de águas pluviais para usos domésticos e quanto aos objetivos específicos, temos os seguintes: contribuir para a conscientização da sociedade sobre os benefícios de reaproveitar águas da chuva; analisar a viabilidade técnica e econômica de se implantar um sistema de reaproveitamento de água de chuva em residências; investigar soluções de materiais e tecnologias sustentáveis para o reaproveitamento de águas pluviais.

4. Metodologia

A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por especialistas e estudiosos e uma análise comparativa da viabilidade da instalação de um sistema para captação e distribuição de águas pluviais. A seguir a descrição da metodologia:

• Revisão Bibliográfica sobre a utilização das águas pluviais e formas de utilização e aproveitamento em edificações.

• Levantamento de equipamentos necessários para a instalação de um

sistema de captação e distribuição de águas pluviais.

• Levantamento dos custos para a implantação do sistema de captação e distribuição de águas pluviais em edificações.

• Análise da viabilidade econômica da implantação do sistema,

comparando a economia de água com o custo de instalação.

5. Vantagens

O custo de execução do sistema do sistema de reaproveitamento de águas pluviais não é algo muito onerante para o orçamento final da obra e sua economia se vê a curto prazo, período de 2 anos, o que se economiza com água já paga o custo do sistema que se resuma em gasto com peças em tubulação para conduzir a água e a execução de um reservatório enterrado. Sem falar, obviamente, no fator ecológico, água que seria apenas jogada na sarjeta, será reutilizada, economizando as águas potáveis tratadas para consumo.

6. Fundamentação Teórica

Para guiar nosso trabalho recorremos a norma ABNT NBR 15527:2007 (Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis) e a NBR ABNT 10844 (Instalações Prediais de Águas Pluviais) e aos autores Flávio Olaia Machado e Prof. Dr. João Sérgio Cordeiro, cuja pesquisa é apoiada pela FAPESP. Onde os mesmos discorrem a respeito do assunto a longo prazo e a ABNT NBR 15527 contem estudos e padrões de execuções e formas de projeto.

O livro consultado foi “Abastecimento de Água e remoção de Resíduos”, Nazih K. Shammas e Lawrence K. Wang, Ed. LTC. Utilizaremos nossos artigos de autoria própria e os textos de referências já indicados anteriormente.

As pesquisas sobre o assunto são relativamente limitadas, poucos são os esforços para a criação de banco de dados, e as aplicações não estão associadas a planos regionais, existe uma grande demanda, portanto, por trabalhos de pesquisa cuja metodologia contemple a avaliação do aproveitamento do potencial hídrico em regiões semiáridas, no contexto das condições características do território brasileiro, tendo como pressuposto básico o uso das técnicas de gestão de agua de chuva. Isso poderia ser feito por meio da instrumentação de bacias experimentais dessas regiões para que fossem avaliadas a adequação e eficiência destas técnicas, considerando aspectos como: disponibilidade atual da oferta de agua, perspectiva de aumenta-la no tempo e espaço, demandas atuais de agua, perspectivas de aumento da produtividade de agua e a preservação da qualidade do meio ambiente.

Os materiais que devem ser considerados pertinentes para o estudo do assunto baseado na norma NBR ABNT 15527:2007, cisterna, redutor de turbulência, clorador (cloro de origem orgânica), peneira, reservatório de agua de chuva, ladrão anti-refluxo, registros, filtro e seletor de aguas.

Para dimensionamento de projeto e determinação de traçados e dimensões foi recorrida a ABNT NBR 10844, que instrui quanto a previsão de demanda de agua por telhados baseado no índice pluviométrico da região. Tal vazão é utilizada para dimensionamento do reservatório de águas pluviais, tal reservatório pode ser as caixas d’água de PVC, ou até mesmo caixas executáveis em obra como a de tijolos ou concreto armado, o material indicado para as peças e tubulações envolvidas também são abordadas pela normal NBR ABNT 10844 e NBR ABNT 15527.

O termo escassez de água pode ser usado para descrever um ambiente onde os usuários estão competindo pela água, isto é, onde a disponibilidade de água é insuficiente para atender a demanda.

Segundo a World Resources Institute, ONU a utilização da água potável no mundo está distribuída da seguinte forma. A agricultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com