TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fundição Centrifuga

Por:   •  16/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Nosso trabalho aborda o tema de fundição centrifuga, que é um processo de fabricação muito importante, inicialmente criado para produção de tubulações, com o desenvolvimento precisava-se de uma máquina de produção seriada com um bom rendimento mantendo sempre a mesma qualidade.

A primeira patente do processo foi obtida na Inglaterra em 1809 e a sua primeira utilização industrial foi em 1848 em Baltimore, quando a fundição por centrifugação foi utilizada para produção de tubos de ferro fundido.

As máquinas de fundição tem como principio de funcionamento a força centrifuga, que é gerado pelo movimento circular uniforme (M.C.U), podendo- se classificar essas máquinas em dois tipos: horizontal e vertical.

Objetivo

Mostrar o processo de fundição centrifuga, seu funcionamento, materiais usados, tipos de máquinas e peças fundidas por este processo.

Fundição Centrifuga

Para abordamos o tema de fundição centrifuga temos que entender como funciona e atua esta força.

A força centrifuga é a força que descreve a pressão para o exterior que esta exposta a volta de um objeto rolando em torno de um ponto central. Sua definição é baseada em uma frase em latim que significa “fugindo do centro”.


[pic 1]

A fundição centrifuga é um processo antigo usado na fabricação de tubos, rolos e buchas, onde o aço liquido é vazado em um molde metálico pré-aquecido e em movimento, pela razão do molde estar em movimento centrifugo uniforme o material se conforma nas paredes do mesmo mantendo um bom contato entre eles, proporcionando melhor solidificação, tendo como consequência melhores propriedades mecânicas dos fundidos.

[pic 2]

Os parâmetros do processo de fundição são:

- Temperatura de processamento.

- Derramamento ou vazamento do metal.

- Velocidade de rotação da moldação.

- Solidificação.

- Materiais utilizados.

[pic 3]

Durante o processo de fundição a temperatura do molde é mantida o mais baixo possível variando entre 150 e 250° C, a introdução do metal no molde pode ser efetuada por um ou pelos dois topos ou ainda por um canal de espessura variável, a velocidade de derramamento do metal varia de acordo com o metal utilizado e o tamanho do fundido a ser produzido.

A velocidade de rotação da moldação tem grande influência na qualidade da peça fundida, se for utilizada uma velocidade adequada, haverá uma rápida solidificação com um mínimo de vibrações, usando uma velocidade inferior  ocorrerá escorregamento e consequentemente uma má qualidade da superfície do fundido, com uma velocidade superior ocorrera vibrações no equipamento e consequentemente aparecerão defeitos na peça.

Formula do calculo da RPM do molde

RPM= D+E+C/√1340±K

Onde:

D- diâmetro interno do molde em mm.

E- espessura da peça em mm.

C- Comprimento do molde em mm.

K- fator de ajuste de velocidade para mais ou para menos.

Praticamente todas as ligas metálicas fundidas em processo estático, também podem ser fundidas por centrifuga, tendo como principais requisitos alta fluidez, grande intervalo de solidificação, baixa contração e solidificação e boa resistências a trincas a quente.

O que define se este processo é viável será sua aplicação, suas vantagens são especificas: possibilitam a utilização de uma grande variedade de ligas metálicas, solidificação direcional das peças conferindo-lhes ótimas propriedades mecânicas (resistência a tração, escoamento, dureza e alongamento), bom acabamento superficial das peças, permite trabalhar com o mínimo de sobremetal, pode ser processada em alta velocidade, elimina gases evitando desperdícios e tempo de usinagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (236.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com